No último sábado, a atriz Emma Watson (foto), conhecida pela personagem Hermione nos filmes da franquia Harry Potter, discursou em defesa das mulheres durante conferência realizada pela Organização das Nações Unidas. Na ocasião, ela divulgou a campanha "He for She", cujo objetivo é fazer com que os homens se envolvam na resolução das desigualdades de gênero. Dois dias depois, um site entrou no ar com a ameaça de vazar fotos em que Emma aparece nua. A página, com o nome "Emma you are next" (Emma, você é a próxima), iniciou uma contagem regressiva para a publicação. O site trazia a logomarca do "4chan", página que hospedou dois recentes vazamentos de fotos de celebridades nuas.
Jogada de mestre
Pois quem esperava ver as fotografias não autorizadas se deu mal. Ontem, o grande motivo por trás da ameaça veio à tona. Tudo não passou de uma crítica à rede "4chan" e a seus usuários. A página "Emma you are next" passou a direcionar os internautas para o endereço de uma agência de marketing digital. Ao entrar no site, os usuários se deparam com a mensagem: "Junte-se a nós para retirar do ar o 4chan e evitar o vazamento de mais fotografias íntimas. Nenhuma dessas mulheres merece isso e juntos nós podemos fazer a diferença" (em tradução livre). Segundo os organizadores da campanha, o site "Emma you are next" alcançou 48 milhões de visitas e 7 milhões de compartilhamentos/curtidas no Facebook.
Organização urbana
Aproveitando as discussões para a revisão do Plano Diretor de Curitiba, a ocupação do espaço urbano será tema de palestra hoje à noite, na UFPR. A partir das 19h30, o economista Paulo Sandroni, professor da FGV e do Lincoln Institute, comanda debate sobre a elitização de áreas da cidade, associada a projetos de infraestrutura, e a consequente expulsão da população mais pobre. Voltada para interessados em gestão urbana, a palestra "A luta pela ocupação do espaço urbano: gentrificação x inclusão social" é gratuita e aberta ao público em geral. O evento será realizando no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, no prédio histórico da Praça Santos Andrade.
Mulheres na política
Também hoje, no prédio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR, haverá um debate sobre "Mulheres na política e políticas para as mulheres", organizado pelo Coletivo Feminista Iara, de alunas do curso de Direito. Cinco candidatas a deputada estadual e federal pelo Paraná falarão do tema: Anaterra Viana (PT), Bianca Zanetti (PSTU), Leticia Lanz (PSol), Mariane Siqueira (PSTU) e Xênia Mello (PSol). O evento começa às 17 h e vai até 19 h. O voto foi garantido às mulheres em 1934. Passados 80 anos, e com as mulheres representando pouco mais de 50% do eleitorado, a presença feminina na política brasileira ainda é tímida. No Congresso, há hoje 43 deputadas federais (de um total de 513 pessoas) e 10 senadoras (de um total de 81).
Bingo beneficente
O bingo beneficente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner, terá mais uma edição hoje, às 14 horas, na Sociedade D. Pedro II. A entrada custa R$ 10 e dá direito a uma cartela. Cartelas adicionais serão vendidas a R$ 2. Um televisor de LED de 20 polegadas e uma bicicleta estão entre os prêmios. Toda renda será revertida ao Erasto Gaertner.
Colaborou: Bruna Komarchesqui
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora