Muitas gestantes não sabem, mas há uma lista de 21 hospitais no Paraná, públicos e privados, que podem ser considerados "Amigos da Criança" o que significa que eles adotam práticas para estimular a amamentação e humanizar o parto. Para receber a habilitação, essas instituições precisam garantir à mulher, durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto, um acompanhante de sua livre escolha, que lhe ofereça apoio físico e emocional; ofertar à paciente, durante o trabalho de parto, líquidos e alimentos leves; disponibilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, como banheira ou chuveiro e massageadores ou massagens; e assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos, como episiotomias (corte da região entre o ânus e os órgãos genitais) e aceleração ou indução do parto.
Amamentação
Com o objetivo de incentivar a mãe a amamentar, os Hospitais Amigos da Criança precisam cumprir dez passos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Entre eles, estão: ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento e colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos 1 hora. Também devem praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e recém-nascidos permaneçam juntos 24 horas por dia. Os critérios são determinados pelo Ministério da Saúde e estão previstos na Portaria nº 1.153, de 22 de maio de 2014.
Lista
Em Curitiba, cinco hospitais são considerados Amigos da Criança: Nossa Senhora das Graças/Mater Dei, do Trabalhador, Evangélico, Hospital de Clínicas da UFPR e Centro Médico Comunitário Bairro Novo. A lista foi repassada à coluna pela Secretaria Estadual de Saúde.
Wikiparques
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Associação Eco criaram uma enciclopédia na internet que traz informações sobre localização, história, infraestrutura e atrações dos 69 parques nacionais brasileiros, além de opções de hospedagem para programar uma visita. A plataforma utiliza a mesma tecnologia da conhecida Wikipedia (enciclopédia on-line que permite aos internautas acrescentar e editar informações). O endereço é o www.wikiparques.com. Atualmente é possível visitar apenas 18 dos 69 parques.
Trânsito cordial
Alvaro Antunes
O leitor Alvaro Antunes nos mandou foto de um adesivo que ele considera agressivo e é encontrado com muita frequência em motocicletas (foto). A mensagem estampada ("Dê espaço ao motoqueiro, quem lucra é você") seria uma ameaça arrogante aos outros motoristas. Antunes questiona: "Que lucro seria esse? A ausência de prejuízos ao motorista que abrir espaço?". Você já se deparou com outros adesivos desse tipo? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br e mande a foto.
Lucíola no Guaíra
O Grutun!, Grupo de Teatro UniBrasil, vai dar uma forcinha para os vestibulandos. Nos dias 23 e 24 de setembro (terça e quarta que vem), a companhia vai encenar a obra Lucíola, de José de Alencar, um dos livros mais solicitados nos processos de seleção. A peça estará em cartaz no Teatro Guaíra, Auditório Glauco Flores de Sá Brito, com duas apresentações por dia: às 19 h e às 20h30. O projeto tem direção e adaptação de Alex Wolf. Lucíola está na lista de leituras obrigatórias de um dos vestibulares mais concorridos do estado, da UFPR. Informações e ingressos: luciola@unibrasil.com.br .
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora