Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp desenvolvem um software capaz de interpretar a vocalização de aves, suínos e bovinos. A professora Irenilza de Alencar Naas sempre se intrigava quando o granjeiro, depois de ouvir o piado dos pintinhos do novo lote, reclamava: "Ih, essa ninhada não vai dar certo". Um grunhido diferente do leitão também alertava o tratador. O novo software segue essa prática e parece ser capaz de interpretar se aves, suínos e bovinos estão com frio, fome, medo ou frustração.
Bem-estar animal
As pesquisas orientadas por Irenilza Naas lidam com zootecnia de precisão, uma área que concentra o olhar nos detalhes, já que o lucro da produção hoje está nos centavos, segundo afirma. A preocupação com o que querem dizer os animais tem a ver com a questão do bem-estar animal, condição cada vez mais cobrada pelos mercados internacionais. Leia mais: www.unicamp.br.
Mau atendimento
Mais de 26% das reclamações recebidas pelas ouvidorias dos bancos têm a ver com o mau atendimento ao usuário, segundo um balanço apresentado ontem durante reunião das ouvidorias das 14 maiores instituições financeiras. A reunião não foi iniciativa dos bancos, mas uma determinação do Conselho Monetário Nacional. Em segundo lugar nas reclamações, com 21,1%, estão as operações de crédito, seguindo-se demandas relativas a cartões de crédito (16,5%) e contas correntes (13%). Ainda bem que 73,05% dos clientes que procuraram as ouvidorias se dizem satisfeitos com o atendimento.
Fila da balança
Uma longa fila no calçadão da Monsenhor Celso chamava a atenção ontem à tarde. Mas não se tratava de alguma promoção, como se pode pensar. A fila estava diante da balança de uma farmácia. Havia pelo menos umas 10 pessoas aguardando a vez de se pesar. Será que há alguma campanha coletiva para perda de peso na cidade? Ou será porque grande parte das farmácias eliminou as balanças, por razões óbvias?
Exame de Ordem
Em relação à nota "Quem perguntou?" publicada na coluna Entrelinhas do jornal Gazeta do Povo do dia 21 de outubro, a OAB Paraná esclarece que pediu informações ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), responsável pela aplicação do Exame de Ordem unificado. A OAB Paraná pediu que o Cespe apure os fatos e tome as providências necessárias.
Carga e descarga
Além de não obedecer a horários, os veículos de carga e descarga de mercadorias que operam no centro de Curitiba se excederam nessa irregularidade: estão tornando costumeiro o estacionamento em fila dupla. Como as ruas centrais são estreitas, a presença de outro veículo estacionado em fila dupla, principalmente quando se trata de um caminhão médio, o resultado é um previsível transtorno para o fluxo de tráfego na capital.
Obras e mais obras
Leitora que se confessa estressada com o trânsito matinal de Curitiba, em razão das muitas obras da Prefeitura, reclama que ainda precisa enfrentar as complicações de obras particulares. Em seu caminho diário de casa para o trabalho passa por uma obra civil na Getúlio Vargas com caminhões na rua e sinalização precária e por outra na José de Alencar, nas mesmas condições. E cobra das construtoras mais respeito para com os motoristas.
Brasil criativo
A principal novidade da edição 2008 do Festival da Criatividade, realizado em Florença, na Itália, é uma homenagem ao Brasil. O país terá um pavilhão de 1.300m2 dedicados exclusivamente aos projetos, protótipos e produtos de segmentos como arquitetura contemporânea, energias alternativas, urban design, design e inovações tecnológicas. O pavilhão brasileiro terá workshops, laboratórios, oficinas sobre desenvolvimento sustentável e criatividade brasileira. A organização do evento espera um público de mais de 350 mil visitantes.
* * * * * *
A Associação Paranaense do Diabético Juvenil (Apad) promove na sexta-feira, dia 24, às 19h30, jantar beneficente no Restaurante Madalosso. A renda será usada na aquisição de insulina e outros produtos vitais para o diabético carente. Informações: (41) 3244-7711.
*** O Centro de Integração do Idoso São Vicente de Paulo tem uma vaga para cuidadora de idoso. Tem que ser maior de 21 anos, ter ensino médio completo e experiência com idosos. Currículos para a Rua São Vicente, 100, Juvevê, Curitiba CEP 80030-470.
*** No dia 1º de novembro, das 14 às 18 horas, o Centro Especializado de Habilitação Profissional Mercedes Stresser realiza leilão de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Será em sua sede, na Rua Augusto Stelfeld, 1190, bairro Bigorrilho.
*** "Vamos dar uma pequena permissão para a Natureza tomar o seu próprio caminho. Ela entende melhor de seus próprios assuntos do que nós." (Michel de Montaigne)