• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

De repente, na esquina da Rua Monsenhor Celso com a Praça Carlos Gomes aparece um "gigante". É um homem usando pernas de pau para divulgar alguma loja das proximidades. Com o calor que tem feito nos últimos dias, uma ambulante da área cogitou que naquela altura (onde estava a cabeça do cidadão) devia estar bem mais fresco. É de se duvidar. Com tanto concreto dos prédios no entorno, a temperatura só deve cair bem mais para cima. E o "gigante" estava alheio a todas essas conjeturas...

* * *

Há tempo de evitar

200 mil pessoas continuam morrendo todos os anos no Brasil em decorrência do consumo de tabaco. O fumo, aliás, é uma das principais causas de mortes evitáveis do mundo. Estima-se que 18,8% da população sejam fumantes. No mundo, o total de viciados em tabaco chega a 1,3 bilhão.

Bituqueiras gigantes

A lei antifumo está funcionando a contento dentro dos estabelecimentos, mas nem tanto nos arredores. Por isso se buscam saídas para evitar a poluição provocada pelas bitucas de cigarro jogadas no ambiente. Na Equipotel 2010 (13 a 16 de 4 setembro, no Anhembi, em São Paulo),estará exposta uma bituqueira que comporta até 3 mil tocos de cigarro, o que poderá ajudar a conservar limpos os espaços coletivos. Tomara. Informações: http://www.bituqueiras.com.br

Poste inclinado

Leitor comenta que, na frente da sede da OAB, na Rua Brasilino Moura, no Ahú, existe um poste com preocupante inclinação e sem escoramento. "Estarão esperando sua queda para tomar providências?", pergunta o cidadão, mal lembrando que aquele poste escondia, até há alguns dias, um daqueles radares espalhados pela cidade. Justamente pela inclinação do poste ficava mais difícil visualizar o equipamento.

O radar está mudando de posição, agora.

Espera sem fim

Quatro horas é o tempo que alguém espera para pedir ou renovar a carteira de identidade num dia comum, no posto 001 do Instituto de Identificação do Paraná, no Centro de Curitiba. Para não perder tanto tempo, só chegando ao amanhecer e formando fila em frente do prédio. Faltam atendentes para operar o sistema digital de registro. Até meio-dia, passam cerca de 40 senhas. No final do expediente, às 17 horas, chega-se perto de 120, porque boa parte das pessoas acaba desistindo antes da vez.

Original, não. Cópia, pode!

Para fazer o RG no Instituto de Identificação, o cidadão precisa apresentar Certidão de Nascimento legível, sem emendas nem rasuras, como determina a legislação. O alerta é apresentado logo na entrada. Essa exigência vem sendo levada ao extremo pelos atendentes, que recusam mesmo documentos legíveis. Homem que teve sua certidão rejeitada por estar rasgada, embora legível, tirou uma cópia, autenticou e então ela foi aceita. Funcionário disse que pode recusar se não consegue ler. Mas então nem seria possível fazer uma cópia.

Gastronomia solidária

Chegou a 2.ª edição do festival gastronômico Curitiba Restaurant Week, que oferece aos curitibanos a chance de aliar alta gastronomia à solidariedade. Todas as pessoas que frequentarem as casas participantes durante o festival, que vai até o dia 10, serão convidados a doar a quantia de R$ 1 para a Santa Casa de Misericórdia. Uma das propostas do festival é democratizar o acesso à alta gastronomia, levando mais gente aos tradicionais e requintados restaurantes de Curitiba. Descubra se o seu restaurante preferido participa da campanha.

* * *

"Na vida, como no futebol, você não vai longe a menos que saiba onde as traves estão."

Arnold H. Glasgow, humorista americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]