Na edição de 5 de julho, a coluna divulgou a ação de um coletivo de arquitetura, que imprimiu obras de João Batista Vilanova Artigas, coladas no muro de um bar, no Largo da Ordem. Agora, a ação ganhou novo status, e a obra do arquiteto paranaense foi parar na parede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU). Com a técnica de “realidade aumentada”, a colagem dá a impressão de que é possível “entrar” na imagem a quem passa pelo local, a pé. O CAU fica na Av. Nossa Senhora da Luz, 2530, no Alto da XV. A ação faz parte da comemoração do centenário de Artigas, e também conta com um vídeo, que pode ser conferido em www.vimeo.com/137350099.
Senai em Libras
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Curitiba, deu um passo rumo à acessibilidade. Alunos surdos interessados em se matricular em algum curso agora podem contar com o apoio de uma intérprete de Libras “à distância”. Vai ser por meio de um aparelho, o VPAD, que oferece o serviço de tradução pela internet. O sistema vai auxiliar os atendentes, que prestam informações sobre os cursos de educação profissional. Por enquanto, a novidade funciona apenas na unidade Senai Boqueirão. Lá, os surdos representam metade dos 60 alunos com deficiência matriculados. O serviço fica na Rua Doutor Heleno da Silveira, 343.
Dalton no tablado
O Beijo na nuca, de Dalton Trevisan, é a inspiração para a peça de João Luiz Fiani que estreia nesta sexta-feira (25), no Teatro Novelas Curitibanas, em Curitiba. A montagem fica em cartaz até 25 de outubro, sempre de quinta-feira a domingo, às 20h. A entrada é franca. Classificação 16 anos.
Museu da imigração
A história da imigração em Curitiba pode virar museu. A iniciativa tramita na Câmara Municipal e prevê que o acervo reúna fotografias, pinturas, livros, móveis, dentre outros objetos que se refiram às culturas que compõem a cidade, como é o caso dos negros, árabes, alemães, poloneses, entre outros. A autoria é do vereador Chico do Uberaba (PMN). O projeto aguarda parecer da procuradoria jurídica da Câmara.
Vestibular da FAE
Estão abertas as inscrições para o vestibular de Verão da FAE Centro Universitário. São 24 cursos de graduação, nas unidades Curitiba e São José dos Pinhais. Ao todo, há 16 datas disponíveis para agendar a prova. As inscrições vão até 27 de janeiro de 2016, e as provas, até 30 do mesmo mês. A taxa é de R$ 30. Para se inscrever, acesse www.fae.edu.br/vestibular.
Baile de debutantes
O baile é de debutantes. A noite, “dos sonhos”. E cinquenta jovens com deficiência, as grandes estrelas da festa. É a sexta edição do baile Noite dos Sonhos, que reúne meninas estudantes de escolas especiais de Curitiba. Na festa, elas serão conduzidas por cadetes da Academia Militar do Guatupê. Realizado a cada dois anos, o baile deste ano ocorre nesta quinta-feira (24), no Santa Mônica Clube de Campo. É a partir das 19h.
Haru Matsuri
A comunidade nipo-brasileira celebra a chegada da Primavera, neste fim de semana. É o famoso Haru Matsuri (Festival da Primavera) que celebra a estação das flores e é um momento de agradecimento à natureza. Em Curitiba, o matsuri marca ainda os 120 anos de tratado de amizade entre Brasil e Japão. Vai ser no Expo Renault, no Parque Barigui, das 10h às 21h, no sábado (26), e das 10h às 19h, no domingo (27). A sessão gastronômica conta com pratos típicos, como sushi, sashimi e guioza. Para quem não for à feira, uma opção é o Matsuri Delivery, pelo telefone (41) 3026-1111.
Colaborou: Naiady Piva
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora