Lembra daquele lugar em que se alugava DVDs e, antes, até fitas VHS? Claro, porque, embora em número reduzido, as locadoras de vídeo ainda sobrevivem. Mas, em pouco tempo, os mais jovens só saberão da existência delas a partir de relatos dos pais ou de pesquisas na internet. Engolidas pelos piratas, pela tevê a cabo e pelos sites que permitem baixar filmes pela internet gratuitamente, elas se tornaram um artigo em extinção.
O Paraná já teve 1.176 locadoras. Hoje, segundo o presidente do Sindivídeo, Jorge Luiz Hein, não são mais do que 300. Somente nos últimos quatro anos, 455 deixaram de existir. No Brasil o cenário não é diferente: o país chegou a ter 22 mil locadoras e hoje se fala em 5 mil.
As locadoras que ainda sobrevivem investem no blu-ray, que, por ser mais caro, ainda compensa para locação. Neste caso, pesa a localização do estabelecimento, que precisa estar situado em bairros nobres para que os clientes tenham acesso a esse tipo de tecnologia.
Carnaval atrasado
Duas semanas após o término do carnaval, a prefeitura de Paranaguá repassará hoje a verba para as escolas de samba da cidade. Cada uma das três escolas do grupo especial receberá R$ 30 mil. Já as três do grupo de acesso ganharão R$ 20 mil. Os desfiles ocorrerão nos dias 6 e 7 de abril, na Praça de Eventos 29 de Julho.
Pobres pretinhos
Os bichos também sofrem preconceito. Que o digam as ONGs que têm gatos pretos para adoção. Em geral, eles são preteridos pela crença de que sua presença atrai má sorte. É, ao menos para o bichano, a crença é verdadeira, já que não encontram interessados em adotá-los.
O Beco da Esperança (beco.da.esperanca@gmail.com) é uma das instituições de Curitiba que resgata gatos abandonados aliás, além de tirá-los da rua, o Beco providencia a castração e busca lares para os bichos.
Trote solidário
Até a próxima sexta-feira, calouros do Centro Universitário Uninter estarão empenhados em arrecadar leite para atender instituições de caridade. As doações serão repassadas à Associação da Divina Misericórdia e à Associação Zimbros.
Ética para corretores
O Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná promoverá a palestra "Código de Ética do Corretor de Seguros". O evento será amanhã, a partir das 19 horas, no Hotel Deville Rayon, em Curitiba, e terá o professor Aluizio Barbosa como palestrante. Mais informações e inscrições pelo e-mail secretaria@sincor-pr.org.br.
Sinalização ignorada
Sinalização existe e dobrada. Mesmo assim, muitas pessoas são multadas por não fazer a conversão obrigatória para a Avenida Marechal Floriano, na esquina com a Rua André de Barros. Há uma placa na calçada e outra aérea, alertando para a obrigatoriedade da conversão para quem segue pela pista da esquerda. Muitos ignoram e uma parte é multada pela Setran, que inclui o cruzamento na Operação Fluidez.