• Carregando...
 | Bruno Covello/ Gazeta do Povo
| Foto: Bruno Covello/ Gazeta do Povo

Além do presépio, a árvore de Natal é para os cristãos um dos símbolos mais importantes do período natalino e representa a vida. De acordo com a tradição católica, a montagem da árvore deve começar junto com o Tempo do Advento, que em 2013 tem início neste domingo, dia 1º de dezembro. Por isso, mãos à obra. Vale lembrar que a árvore deve ser montada aos poucos: o ideal é acrescentar enfeites e adereços durante as quatro semanas do Advento, que é para os católicos um tempo de preparação para o Natal. No topo do pinheiro costuma-se colocar uma estrela. Você sabe o motivo? Ela representa a luz que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus. Conhece o significado de outros símbolos natalinos? Então escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br.

Entrando numa fria 1

Os agentes da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) são cobrados pela população mesmo quando o assunto não tem nada a ver com a circulação de veículos e pedestres. No começo da carreira, o agente Carlos José Jenzura transitava com a viatura na Rua Ernani Santiago de Oliveira, no Centro Cívico, quando uma pessoa na calçada gritou: "Estão assaltando!". Poucos metros à frente, outra disse: "Entrou no táxi!". Com o intuito de ajudar e imaginando que se tratava de um mero batedor de carteira, Jenzura "fechou" o táxi com a viatura. Foi quando o ladrão colocou a mão para fora da janela, com uma arma em punho. Desarmado, o agente se abaixou e afastou o veículo. Inconformadas com a fuga do táxi, as pessoas se revoltaram e partiram para cima do agente, que precisou ser protegido pela Guarda Municipal.

Entrando numa fria 2

Já a agente Aline Ribeiro de Souza passou por uma situação um tanto quanto constrangedora. Há uns dois anos, durante a fiscalização de uma área de EstaR, ela indagou uma motorista sobre a falta do cartão no veículo. A condutora imediatamente comprou um talão e a agente a auxiliou no preenchimento. A motorista ficou muito agradecida e em seguida pediu um favor. "Você é tão prestativa, será que poderia me fazer um favorzinho? Dá uma olhadinha no meu bebê, o Bob, enquanto eu vou ao banco bem rapidinho?", perguntou. A agente olhou dentro do carro e viu que o "bebê" era um cachorrinho poodle. A condutora colocou o cachorro no colo de Aline e saiu apressada. A agente ficou totalmente sem ação, esperando a dona do cão por mais ou menos uns dez minutos – os mais longos da sua vida!

As histórias de Aline e Carlos José estão no livro Fatos e Relatos, da Setran, cujo objetivo é mostrar um pouco do cotidiano dos agentes de trânsito de Curitiba.

Cinomose

Neste domingo, cães do Litoral do Paraná vão ser vacinados gratuitamente contra a cinomose, uma das doenças que mais matam cachorros no mundo. A vacinação ocorrerá em Matinhos e Paranaguá e abre uma campanha que pretende se estender por todo o estado. O projeto é uma parceria entre o Instituto Fernando Ibañez e a Universidade Federal do Paraná, cuja finalidade é ajudar a erradicar a cinomose no Brasil nos próximos dez anos.

24 quadros por segundo

"Quanto mais você sabe quem você é e o que você quer, menos você permite que certas coisas o chateiem."

A frase saiu do filme Encontros e desencontros, de 2003.

Colaborou: Oswaldo Eustáquio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]