| Foto: Andréia Pimenta

Copa das Selfies

8 milEsse foi o número médio de fotos enviadas por minuto nas partidas das oitavas de final da Copa do Mundo, durante o período de maior tráfego de dados. Neste Mundial, que já se tornou a Copa das Selfies, quase 40 milhões de fotos foramenviadas (até o fim das oitavas) de dentro dos estádios pela infraestrutura instalada pelas prestadoras do serviço. De acordo com balanço do tráfego nas redes de telecomunicações colocadas nos estádios para uso do público, nas oito partidas foram feitas 500 mil ligações telefônicas e enviadas 6,5 milhões de fotos.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Período de sacrifícios
  • Cultura tropeira
  • Seis décadas de Apae

Conhecida como "Balanço de Pano", a dança com o uso do sling (aquela faixa que prende o bebê ao corpo do adulto) está fazendo a cabeça das mamães em Londrina, no Norte do estado (foto). A atividade é oferecida semanalmente há três anos no Centro Londrinense de Artes Circenses (Clac) e aproveita equipamentos como cama elástica e trapézio. Cada turma tem cerca de 20 alunas e rotatividade a cada cinco ou seis meses. A idealizadora do projeto, Andréia Pimenta, conta que a prática ajuda as mães a se exercitarem após o nascimento dos bebês e a garantirem convívio social nesse período. "Elas costumam ficar muito em casa durante a licença e com as vivências passam a encontrar outras mães, tirar dúvidas", diz.

Publicidade

Balanço de Pano II

A proximidade com o corpo da mãe durante a dança "no colo" também ajuda, segundo Andréia, a fortalecer os vínculos da criança com sua genitora e deixar os pequenos com um tônus mais firme. O bebê pode sentir o calor, a respiração e o bater do coração dos pais que o carregam. A idealizadora do projeto incentiva ainda o uso do sling na rotina dos adultos com filhos. A adesão à faixa é sinônimo de mãos livres para quem quer cumprir os afazeres do dia a dia sem se afastar do bebê. Dependendo da estrutura física do adulto, o sling pode ser usado até a criança atingir 15 kg. A prática não tem contraindicações e é muito adotada em países da África e da Ásia.

Doações

A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), que há mais de 30 anos atua na capital paranaense, necessita com urgência da doação de ração para os milhares de cães e gatos abrigados pela entidade. Por causa da superlotação, a SPAC só está recebendo animais doentes ou gravemente feridos. As doações podem ser entregues na sede da entidade (Rua Professora Sandalia Monzon, 113, Santa Cândida). Todos os animais abrigados pela entidade podem ser adotados, basta levar um comprovante de residência na sede da SPAC e assinar o Termo de Responsabilidade. Mais informações: (41) 9971-8818 ou 3256-8211 e no site www.spacuritiba.org.br.

Pós-graduação

Publicidade

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação de inverno da PUCPR. São 67 cursos de especialização nas áreas de Arquitetura e Design, Comunicação e Artes, Educação e Humanidades, Direito, Negócios e Politécnica. As inscrições seguem até 10 de agosto e devem ser realizadas pelo site www.pucpr.br/pos. Para marcar o início dos cursos, a PUCPR realiza, na próxima segunda-feira, o Open Day, que vai discutir Inovação, Futuro e Empregabilidade. O evento, que será das 19h30 às 21 horas, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até as 12 h de segunda. Basta mandar um e-mail para openday@pucpr.br com a frase "Confirmo minha presença".

Colaborou: Antoniele Luciano

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.