| Foto: Eliseu Lacerda

Na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, um banco foi instalado bem na frente do rebaixamento da calçada, atrapalhando a travessia dos deficientes físicos (foto). "Ele poderia ter sido colocado mais à direita, não? O cadeirante é obrigado a manobrar a cadeira, neste ponto, após a travessia", reclama o leitor Eliseu Lacerda, que mandou a imagem para o jornal. Alertado pela coluna, o departamento de parques e praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que o banco localizado próximo da rampa de acesso de cadeirantes será removido nos próximos dias.

CARREGANDO :)

Ônibus especiais

Torcedores com restrição de mobilidade vão contar com ônibus especiais para assistir aos quatro jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Os veículos farão, sem paradas, o trajeto entre a PUC, no Prado Velho, e a Arena da Baixada, no Água Verde. Seis veículos vão estar disponíveis: quatro em operação e dois de reserva, caso haja algum imprevisto. Para usufruir dos ônibus especiais, o torcedor deverá apresentar o ingresso do jogo no momento do embarque.

Publicidade

Acesso

Valdecir Galor/ Divulgação

Durante o resto do ano, pessoas com restrições de movimento e autonomia podem utilizar o serviço do ônibus Acesso, ofertado em Curitiba por meio de uma parceria entre as empresas de transporte público e a Urbanização da Curitiba (Urbs). O serviço busca os usuários em suas residências e os leva diretamente a consultas, exames e atendimentos socioassistenciais. Após o atendimento, reconduz os usuários às suas residências. Para utilizar o ônibus, é preciso ter renda familiar, per capita, de até um salário mínimo e residir em Curitiba. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência: (41) 3363-5236 e acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br

Gentileza

Publicidade

É celebrado hoje o Dia Nacional da Gentileza e, para marcar a data, o Projeto Dobrando Alegrias vai distribuir mil dobraduras (origamis) de corações alados no Calçadão da Rua Quinze. Segundo a coordenadora do grupo, Lina Saheki, o objetivo é promover a gentileza por meio de pequenas ações. O Projeto Dobrando Alegrias é formado por voluntários que levam a prática do origami para hospitais de Curitiba. Atualmente, os cerca de 90 voluntários do projeto atuam no Hospital de Clínicas da UFPR, Pequeno Príncipe, Sugisawa e da Cruz Vermelha.

Centro Histórico renovado

Em uma cerimônia hoje, a partir das 16 horas, serão entregues 32 imóveis do Centro Histórico de Curitiba que tiveram a pintura renovada a partir de um projeto socioambiental das Tintas Coral – em parceria com a loja de tintas Diprotec, a prefeitura, o Ippuc e a Fundação Cultural de Curitiba. Essa não é a primeira vez que o projeto "Tudo de cor para você" ocorre em Curitiba. Ele já renovou, por exemplo, a pintura do Hospital Pequeno Príncipe, da Igreja do Largo da Ordem, da Vila das Torres (Comunidade em Cores), da Praça Tiradentes e da Rua Riachuelo. Além da pintura, o projeto oferece capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas. Dessa vez, dez ex-moradores de rua, que participaram da pintura dessa edição do projeto, foram treinados.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Publicidade