O jornal francês Le Monde divulgou nesta semana, em um de seus blogs, uma estratégia interessante adotada pelo prefeito de Brunete, cidade de 10 mil habitantes na Espanha. Cansado dos donos de cachorros que não recolhem o cocô que os animais fazem durante os passeios, ele tomou uma medida radical: enviar tudo de volta para a casa do morador, em um caixinha personalizada de "achados e perdidos" com a logomarca da prefeitura. Mais de 140 pacotes com fezes foram enviados, como uma campanha de conscientização.
De volta ao remetente
Para localizar os donos dos cães, a prefeitura recrutou vinte olheiros. Uma vez encontrado o proprietário porcalhão, um dos funcionários se aproxima e faz algumas observações lisonjeiras sobre o animal. Ele também pergunta o nome e a raça do cão. Com essas informações, verifica o banco de dados dos animais da cidade. O pacote é então enviado ao morador. A pequena caixa de papelão branco, entregue em mãos, leva a palavra "encontrado". Vários meses após a campanha, o prefeito disse que houve ótimos resultados. Para os reincidentes, a punição é mais tradicional: uma multa de até 300 euros (cerca de R$ 900). E no Brasil, seria uma boa?
Amigo bicho
Por falar em bichos de estimação, essa é a chance para quem quer, mas ainda não tem um. Uma feira de adoção com 80 cães será realizada hoje, das 10 às 16 horas, no Parque Barigui. O evento Amigo Bicho 2013 é promovido pela Rede de Proteção Animal da prefeitura de Curitiba, com participação de ONGs e ativistas independentes. Durante a feira, haverá a microchipagem gratuita de cães e gatos. Ao microchipar o animal e cadastrá-lo no Sistema de Identificação Animal (SIA) da prefeitura, fica mais fácil localizá-lo no caso de desaparecimento. Os interessados na adoção ou na microchipagem devem levar RG, CPF e comprovante de residência.
Bazar
Também hoje o Lar O Bom Caminho, que atende de recém-nascidos a bebês de 2 anos afastados de suas famílias de origem, realiza um bazar beneficente. Serão comercializados calçados, roupas e brinquedos usados, além de mochilas, bolsas e carrinhos de bebê novos. O bazar será das 9 às 18 horas, na sede do lar (Rua Bortolo Gusso, 191, no bairro Capão Raso). Mais informações: (41) 3246-8944.
Buraco na canaleta
Um leitor a caminho do trabalho presenciou nesta semana uma cena triste. Uma deficiente visual tropeçou num buraco (foto) ao lado da estação-tubo Visconde de Nácar e caiu no meio da canaleta. A foto foi tirada pelo leitor após ajudar a garota. Fica aqui o pedido para que a prefeitura tenha mais respeito pelos cidadãos, principalmente pelas pessoas com dificuldades de locomoção.
Serviços gratuitos
O projeto Justiça no Bairro, que leva atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda, será realizado na Rua da Cidadania do bairro Pinheirinho, hoje, das 9 às 17 horas. Para ser atendido, o interessado deve apresentar comprovante de renda de até três salários mínimos. Também é necessário levar documentos pessoais originais, como CPF e certidão de nascimento e casamento, além de comprovante de residência.
24 quadros por segundo
"A vida é uma série de escolhas, uma combinação de momentos pequenos, que adicionados aos grandes tornam quem você é."
A frase é do personagem Mr. Schue, da série televisiva Glee.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora