O sábado amanheceu frio e o curitibano precisou apelar para as roupas mais grossas. Como esse cidadão, que resolveu descansar num banco do Calçadão da XV. O inverno é assim: gostoso para turistas e para quem tem condições de comprar bons agasalhos. Mas é terrível para quem não pode usufruir dessas benesses. Caso das dezenas de pessoas que vêm dormindo sob a marquise do prédio da antiga Saúde Pública, na Marechal Floriano.
Verdadeira epidemia
77 mil acidentes envolvendo motos foram registrados em 2011, diante de 39 mil em 2008, o que configura uma verdadeira epidemia. O SUS está pressionado: os gastos com esses acidentes no ano passado chegaram a R$ 96 milhões, um aumento de 113% no período de comparação.
Tantos buracos
Moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) não aguentam mais ver tantos buracos na Rua Juscelino Kubitschek, no Contorno Sul. Segundo depoimentos de pessoas que circulam diariamente pelo local, a sensação que se tem quando passam com seus carros por lá é de que estão em uma carroça. Ou num campo minado.
Ônibus velhos
Passageiros de um biarticulado da linha Santa Cândida Capão Raso ficaram (mal) impressionados com a situação do veículo, todo riscado, com peças quebradas e sinais claros de "velhice". Um motorista que obviamente não pode ser identificado comentou outro dia que os biarticulados deveriam ser trocados a cada 10 anos, mas ele garante que há muitos circulando com mais de 15 anos. Então os passageiros podem estar certos...
Mudas de frutíferas
A partir de hoje, dia 25, estão abertas as inscrições para a aquisição de mudas de árvores frutíferas por produtores rurais de Colombo. A ação faz parte do Programa de Incentivo à Fruticultura, e tem como objetivo a diversificação da produção agrícola. Até agora, o programa já beneficiou mais de mil produtores com mudas de ameixa, amora, caqui, figo, kiwi, maçã, nectarina, pêra e pêssego. Informações: (41) 3656-4849.
De novo o Enem
Inscrições do Enem, o exame nacional feito no fim do ensino médio, terminaram na quarta-feira. Mas a obrigatoriedade do pagamento da taxa de R$ 35 no Banco do Brasil e com documento gerado via internet causou problemas. "Isso aqui virou uma muvuca", declarou no final do expediente um funcionário da instituição oficial: a guia do MEC não permitia leitura eletrônica pelo código de barras e os interessados tinham de digitar manualmente a sequência de mais de 20 dígitos.
"A beleza é um visitante bem-vindo em qualquer lugar."
Johann Wolfgang von Goethe, poeta alemão.