O pessoal do Instituto Energia Humana tem até o fim desta semana para conseguir um alternador para montar um bicigerador. O projeto deve ser apresentado no principal evento de ciclo mobilidade no Brasil, o Fórum Mundial da Bicicleta, que acontece em Curitiba entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Segundo Ivo Reck Neto, que encabeça a campanha na internet pela busca do alternador, com o bicigerador os visitantes poderão usar a bike no fórum para gerar a energia necessária para carregar celulares e computadores portáteis. Para saber mais, ou contribuir, visite www.facebook.com/curta.ieh.
E o Banco de Ossos?
O fechamento do Banco de Ossos do Hospital de Clínicas (HC) aconteceu há mais de um ano, depois que a vigilância sanitária exigiu mudanças na estrutura do local, e essa espera tem preocupado muitos pacientes. Segundo a direção do hospital, a previsão é que as atividades sejam retomadas ainda neste ano, mas não há uma data estabelecida. Enquanto isso, a população deve procurar outros bancos, como o da Santa Casa de São Paulo e o do hospital gaúcho São Vicente de Paula, em Passo Fundo. O Banco de Ossos do HC foi o primeiro a ser criado no Brasil e já chegou a atender 45% da demanda nacional.
Todo-poderoso
Não importa quantas nuvens nos separem dele, este é um momento em que o Sol todo-poderoso está em altíssima atividade. Os agrupamentos de manchas solares que Sol vem apresentando e que podem ser observados a olho nu comprovam o fenômeno, previsto para ocorrer a cada 11 anos, segundo o professor José Manoel Luís Ungaretti da Silva, diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná. Ele comenta que entre as consequências estão tempestades magnéticas solares e o bloqueio das comunicações radiofônicas e via satélite, o que pode acontecer por um ou dois dias. Pode ser a explicação se algum aparelho em casa deixar de funcionar ou se o GPS "endoidar".
Em tempo: quem quiser observar o Sol pode fazê-lo com segurança usando filtros de solda elétrica número 14, mais nada.
24 quadros por segundo
"É preciso ter força de caráter para se viver a vida que se sonha."
A frase foi dita pela personagem de Kate Winslet, mulher de Leonardo DiCaprio no filme Foi Apenas um Sonho, que é uma adaptação do livro homônimo de Richard Yates e que retrata os conflitos de um jovem casal na década de 1950.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.