Os novos conselheiros tutelares de Curitiba, que atuarão nas nove regionais da cidade pelos próximos três anos, foram empossados ontem. A cerimônia foi na prefeitura, com a presença do prefeito e de secretários, o que para algumas pessoas que militam na área pode ser um sinal de que os representantes da infância na capital terão maior apoio da atual gestão. É esperar pra ver.
Muito trabalho
Trabalho é o que não faltará aos 45 novos conselheiros. Segundo relatório dos conselhos tutelares de Curitiba, no ano passado foram registrados 6.790 violações aos direitos das crianças e adolescentes. Deste total, metade dos casos foi na área da educação e 33,78% relacionadas à convivência familiar e comunitária. A família (46% dos casos) e o poder público (44%) aparecem como os principais violadores.
De loja para dormitório
Muita gente sente saudades do tempo em que a Loja Ozires funcionava na Rua das Flores. O visual das roupas para toda a família era bem melhor do que o do prédio fechado e todo pichado. Só quem não acha ruim são os moradores de rua que elegeram o local como dormitório.
R$ 39
é o preço sugerido para um dos modelos de minibafômetro à venda no Brasil. Esse é em formato chaveiro, para não chamar atenção. Os fabricantes aproveitam esse período pré-carnaval para intensificar a publicidade em torno do produto. "Agora, os condutores não têm mais desculpa de dirigir embriagados neste carnaval", diz um dos anúncios. Ou seja, no Brasil não há Lei Seca, mas Lei Quase Seca.
Punição coletiva
Será realizada hoje em Londrina uma audiência de conciliação coletiva envolvendo motoristas que passaram sem pagar pelas praças de pedágio. Ao todo, são 43 processos de 38 usuários (alguns reincidentes). Os usuários que participarão da audiência foram flagrados pelas câmeras de segurança concessionária Viapar, que atua na região.
Efeito Romanelli
Segundo balanço das concessionárias do Anel de Integração do Paraná, até setembro passado, 617 casos de fuga das praças de pedágio haviam rendido notificações, contra 127 em 2011. Na região atendida pela Viapar foram 104 avisos emitidos em 2012 e 39, no ano anterior. Segundo a empresa, o número de infratores passou a ser mais perceptível a partir de 2008. Neste ano, o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, então deputado estadual, furou o pedágio em três praças no mesmo dia.
Infratores engravatados
A calçada do Teatro Guaíra foi usada como estacionamento na última terça-feira, durante a posse da nova diretoria da OAB no Paraná. E é difícil não pensar se entre os infratores estavam ou não advogados. O flagrante foi feito pelo leitor Renato Sabai (@renatosabai no Instagram). Se você também flagrou algo interessante e quer compartilhar, envie sua imagem e use a tag #jápragazeta.
* * * * *
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
(Bob Marley, cantor, compositor e guitarrista jamaicano)