Ação transformadora
Como transformar problemas de indisciplina e falta de comprometimento com a escola em uma ferramenta pedagógica? Professores do Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, no Boqueirão, conseguiram envolver os alunos em trabalhos humanitários, e o resultado foi além da nota no boletim. Envolvidos com o trabalho em ONGs e instituições sociais, os alunos reduziram os problemas de indisciplina em 70% e a turma campeã de problemas não registra nenhuma ocorrência há 45 dias. Neste sábado, os alunos apresentaram seus trabalhos à comunidade.
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, terás o que colher."
Cora Coralina, poetisa brasileira.
Por que, em vez de metrô, a prefeitura de Curitiba não pensa em melhorar o sistema de transporte coletivo usando bondes elétricos? Bondes como o da cidade de Budapeste, a capital da Hungria, uma cidade mais ou menos do tamanho de Curitiba. Silenciosos, rápidos e charmosos, os "amarelinhos" de Budapeste são verdadeiros trens, com até seis vagões articulados. A jornalista Rosy de Sá Cardoso, que conheceu e fotografou os "amarelinhos" de Budapeste, assinaria embaixo. Mas para que simplificar quando dá para complicar?
Se eu fosse...
"Eu sou apenas uma dona de casa e mal consigo criar os meus filhos, mas o meu sonho sempre foi ser professora. E se eu fosse professora, por Deus que me dedicaria de corpo e alma para melhorar a vida do pessoal da periferia. Acho que às vezes falta diálogo na escola. O professor até pode ser bem intencionado, mas ele tem de seguir as ordens da Secretaria de Educação. Está faltando um contato num nível que a periferia entenda."
Maria das Graças da Silva Ribeiro, dona de casa do Guaraituba, em Colombo.
Reciclagem
A engarrafadora de água mineral Timbu recolheu, desde setembro deste ano, mais de 10 mil galões de 20 litros de água vencidos, por meio de sua rede de distribuidores. A Portaria 387 do Departamento Nacional de Produção Mineral proíbe, desde 23 de setembro, o envasamento de galões com mais de três anos de uso. Todos os galões recolhidos foram encaminhados para uma indústria de reciclagem. A Timbu tem um trabalho de separação de lixo reciclável e separa tampas, papelão, copos plásticos e todo material não orgânico desde 2004.
Fumaça negra
Um engenheiro da capital flagrou esta semana o ônibus ligeirinho prefixo ML021, que trafegava pela Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, expelindo uma nuvem de fumaça pelo escapamento. "Isso é ocasionado devido à falta de fiscalização do órgão competente ou ao descaso da empresa pela população?", pergunta. Nos dois casos, a falha é gritante. Outro leitor contou que, no Gadalupe, um ligeirinho pifou. Quando o motor pegou novamente, uma nuvem preta escureceu a Rua João Negrão.
Guarda Municipal
Leitor considera um absurdo os guardas municipais de Curitiba serem obrigados a revezar armas, na base de uma para cada três guardas. Também considera absurdo trabalhar 80 horas semanais e colocar a vida em risco todos os dias por míseros R$ 700 que seria o salário-base. Enquanto isso, os guardas municipais vêm sendo vítimas de bandidos e traficantes. Três morreram em serviço, recentemente.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora