| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Se com uma placa bem visível muitos motoristas às vezes não param nas preferenciais, imagine quando ela foi "sabotada", como a da foto. Alguém sem muito o que fazer pintou de vermelhos as letras "p" e "e" da placa de sinalização, e o que restou foi a palavra "ar". Ou seja, a sinalização estaria indicando que naquele ponto existe ar. Se o autor não se deu conta, sua brincadeira pode ter consequências desastrosas. Alguém que invada a preferencial pode atropelar, bater em outro carro, enfim, o ato é de um irresponsabilidade sem tamanho.

CARREGANDO :)

Preço dos remédios

Alguns médicos estão repassando para os pacientes um desconto que os laboratórios fornecem. E põe desconto nisso! Um carimbo especial na receita informa um telefone 0800 para onde o consumidor deve ligar e pedir seu código de compra, assim como a relação de farmácias participantes, e então terá um desconto de até 50% no preço daquele medicamento. Uma pergunta: quando isso não é repassado ao cliente, quem fica com a diferença?

Publicidade

Rua escolhida

Pichação existe em toda Curitiba e não deixa de ser uma manifes­ta­­ção urbana presente em todas as cidades, embora condenável por uma série de aspectos. Mas parece que os grupos de picha­dores elegeram uma rua para sujá-la do começo ao fim: a Nilo Peçanha. Faça o trajeto obser­vando muros e paredes de casas e prédios e vai verificar que so­­brou pouca coisa limpa. E quan­do a rua virar de fato parte de um binário com a Mateus Leme, a tendência é que isso piore.

Caminho mais curto

4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, contra 4,1 milhão no ano passado. Ignorando os entraves jurídicos em razão de novos vazamentos, o que esses alunos pretendem é chegar à universidade pelo caminho mais curto e às vezes mais fácil que um vestibular.

Azáfama urbana

Publicidade

Ontem à tarde, uma simples caminhada da Praça Tiradentes até a Praça Carlos Gomes permite ver três prédios ou lojas em reforma. Os proprietários aproveitavam o dia ensolarado e o pouco movimento do domingo para realizar as obras necessárias com mais tranquilidade. Coisa que o poder público usa pouco. Parece preferir as confusões provocadas por uma obra tocada em pleno dia de semana.

Terceirão na Alemanha

Está de partida para a Alemanha a estudante curitibana Emanuella Ribeiro Barth, de 16 anos, em um intercâmbio patrocinado pelo projeto Jovem Destaque, do Rotary Club, e programa Bom Aluno, do Instituto Bom Aluno do Brasil (Ibab). Emanuella vai ficar um ano na escola Carl Friedrich von Weizsäcker-Gymnasium, na cidade de Ratingen, oeste do país. Depois de ser selecionada pelo programa social do Ibab em 2004, ela vinha frequentando boas instituições de ensino, as quais a família não poderia pagar. Interessou-se: www.bomaluno.com.br.

Revolução de 1930

O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e a Academia Paranaense de Letras realizam de 22 a 24 de setembro, no auditório do instituto, sua XVI Semana de História, cuja programação está subordinada neste ano ao tema "80.º aniversário da Revolução de 1930". Como o assunto será abordado em forma de ciclo de palestras e debates, estão convidados professores e estudantes de todas as áreas. As inscrições podem ser feitas desde já no IHGPR, pessoalmente, ou peloe-mail ihgpr1900@hotmail.com.

Publicidade

* * *

"Coragem é a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando morrendo de medo."

Omar Bradley, general americano.