• Carregando...
 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Quem passa pelo cruzamento da Avenida Visconde de Guarapuava com a rua Desembargador Westphalen, no Centro de Curitiba, se espanta com os buracos na pista. Neste trecho, houve um extravasamento de água das galerias embaixo do asfalto que danificaram o pavimento e causaram os buracos. A prefeitura diz que dentro de até 15 dias será iniciada a intervenção nas galerias para resolver a situação. Quem trafega diariamente no trecho pede urgência.

Você lembra?

O início do ano é um ótimo período para se fazer promessas e resoluções para serem cumpridas nos 365 dias que virão. A pergunta é se ao final do período todos irão se lembrar do prometido, já que a memória nem sempre funciona. Quer um exemplo? Passados três meses das eleições, 35,7% dos curitibanos já não lembram em quem votaram para vereador, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas.

Conversa afiadaTânia Mara Cardozo (foto 2), diretora administrativa na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN)

Era uma vez uma moça de origem pobre que passou em um concurso e voltou às origens para distribuir alimentos entre os que mais tinham fome. Hoje aposentada, a bancária Tânia Mara Cardozo trabalha como diretora administrativa na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) há 19 anos. Em paralelo, conduz com outras dez pessoas a Associação dos Voluntários Amigos (AVA), que desenvolve projetos na região rural de Sapitanduva, em Morretes.

Quando começou a AVA?

Formalmente existimos desde abril de 2011, mas na prática o trabalho tem mais de 15 anos. Começou com as ações pontuais que um grupo de 10 a 15 amigos faziam, até que resolvemos nos formalizar e escolher um local para atuar.

Como a contação de histórias entra no meio?

Eu fiz um curso de contadora porque sou uma pessoa muito séria e queria me tornar uma pessoa mais relaxada e tranquila. Em nossos encontros mensais com os moradores de Sapitanduva, levamos uma mensagem e começamos contando uma fábula ou história que ilustra essa mensagem. A contação de histórias é o lúdico que você inclui na vida dessas pessoas. Faz uma transformação em todo contexto do nosso trabalho.

Sorteios pela frente

Ainda faltam carros a serem sorteados nas promoções promovidas pelos shoppings de Curitiba. O Shopping Total, por exemplo, vai sortear nesta segunda-feira dois Renault Duster entre os clientes que adquiriram os cupons a cada R$ 50 em compras.

* * * * *

"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo."

Dom Hélder Câmara, bispo católico

Colaborou Ellen Miecoanski

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]