Os curitibanos viveram nesta semana mais alguns dias típicos de verão com exceção do começo da manhã, quando chegava a fazer algum frio. Na quinta-feira, por exemplo, a temperatura ficou tão agradável que muita gente aproveitou as férias escolares e levou os filhos para os parques. No Barigui (foto), a afluência parecia a de um fim de semana. Aliás, neste fim de semana não se espera nada parecido. Hoje o dia fica fechado, com chuviscos de vez em quando, e o frio que começou ontem continua. Amanhã melhora um pouco. Mas só um pouco.Ai que fome!
Seja no shopping, em uma lanchonete ou na balada, os sanduíches são opções deliciosas. Para você que não se priva dessa tentação de vez em quando vão essas duas dicas.
O sanduíche à moda da casa com mignon, maionese, queijo provolone e vinagrete, no pão francês assado na hora, é uma das opções do cardápio do novo Espaço Sertanejo Batel (Avenida do Batel, 1.625, fone 3242-7720)R$ 15,90
O Waldo X Picanha é um clássico curitibano e, além dos vários endereços, pode ser pedido em casa (3264-4445 ou no www.waldoxpicanha.com.br). Pegue o refri ou a cerveja gelada e peça pelo X-Filé Argentino, com contra-filé fatiado, queijo, salada, maionese e pão de hambúrguer com gergelim R$ 10
Será que eles podem?
Na noite de quarta-feira, por volta das 21 horas, motorista que seguia pela Rua Carlos de Carvalho presenciou uma cena que considerou absurda. Uma viatura da Diretran estava parada com duas rodas sobre a calçada e duas na rua, com o pisca alerta ligado. Do lado de fora, uma agente "sapecava" uma multa num carro que, este sim, estava totalmente sobre a calçada. O veículo estava irregular, não há dúvida, mas o que o motorista contesta é como a Diretran, para punir uma infração, tem direito de cometer outra.
Lição de casa
"A prefeitura de Curitiba multa e até guincha veículos estacionados irregularmente em vagas reservadas a idosos e a pessoas portadoras de deficiências. Até aí tudo bem. Mas esquece de fazer a lição de casa. No centro de exposições do Parque Barigui, de propriedade do município, lugar de feiras e de grande fluxo de pessoas e de automóveis, simplesmente não há vagas nem para idosos nem para deficientes, como manda a lei. E quem multa a prefeitura?" é o desabafo de um usuário do parque...
Confusão vermelha
O biólogo Louri Klemann Júnior faz algumas correções a respeito da nota publicada ontem pela coluna, sob o título sangue-de-boi. Segundo ele, houve uma confusão na identificação da espécie da fotografia e dos nomes populares e científicos usados. A espécie que aparece na fotografia é um verão ou príncipe (Pyrocephalus rubinus), da família Tyrannidae, insetívora e migratória e tem diversos registros em Curitiba e no restante do Paraná. O sangue-de-boi ou tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus) pertence a outra família (Emberizidae) e se alimenta de sementes, pequenas frutas e insetos. O Ramphocelus bresilius (tiê-sangue) é um representante da família Thraupidae e as informações colocadas na matéria realmente se referem a esta espécie, porém a fotografia é de outra ave.
Mãos que ajudam
Doação de sangue, plantio de árvores e reforma de hospitais e escolas são algumas das ações do Sábado Solidário que o projeto Mãos que Ajudam, da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, promove no dia 24. No Paraná as atividades voluntárias serão realizadas em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá. Mas a ação é um projeto nacional, que ocorre em 170 cidades de todo o país. Em 10 anos, o projeto já mobilizou 1,5 milhão de pessoas em todo o Brasil.
* * * * *
"A vida é uma viagem que deve ser feita com leveza. Não leve junto suas invejas, ciúmes, ódios, egoísmos e medos."
Glenn Clark, líder religioso americano.