Moradores de Umuarama terão a partir de agora a opção de adquirir um veículo ou um serviço veicular com Crédito de Carbono, e dessa forma estarão colaborando para manter projetos de conservação ambiental. São iniciativas de incentivo à preservação das matas nativas, matas ciliares e reflorestamento. O município está lançando o 1.º Carbono Zero Campanha de Neutralização de Emissões Veiculares por Crédito de Carbono de Umuarama. Um projeto a ser copiado por outras cidades.
Digitais ou analógicos?
Uma palestra gratuita em Araucária amanhã, dia 23, às 19 horas, vai abordar o crescimento dos problemas relacionados ao uso inadequado da internet e suas consequências. Um descompasso criado em grande parte pelo abismo entre os "pais analógicos" e os "filhos digitais" que não vivem sem o computador. Técnicos da Kidux, empresa de tecnologia com foco na segurança digital da família, vão falar sobre assuntos como pedofilia, pornografia, cyberbullying e sexting.
Informações e inscrições: (41) 3614-3635.
Vitral da Justiça
O leitor Jean Pyerre Pires de Camargo está mais tranquilo: a administração do Museu Paranaense garantiu que vai repor o "vitral da Justiça", que estava no prédio do museu (antigo TRE) e foi quebrado. Segundo a Secretaria de Cultura, "logo que aconteceu o acidente que quebrou uma das partes do vitral afixado no prédio, as devidas providências para salvaguardar a segurança do espaço foram tomadas, pois resultou numa abertura significativa para o exterior do prédio. Porém, a compra e colocação do vidro demorou mais do que era previsto. Resta recuperar no TRE, responsável pela colocação do vitral nos anos em que esteve abrigado no local, o projeto do jateamento para que o processo seja finalizado".
Criatividade ajuda
Os motoristas curitibanos já estão acostumados com as abordagens nos sinais vermelhos, com promotores entregando material promocional de imóveis que estão à venda na cidade. Pois neste final de semana, um ou melhor, uma promotora, já de idade entregava seus folhetos no bairro Juvevê abordando o motorista e falando "se você comprar esse imóvel, que tem spa e piscina, sua esposa vai ficar tranquila e não vai mais incomodar você". Uma prova de que é possível, com um pouco de criatividade, fazer um trabalho que pode parecer maçante para muitos.
Horários de ônibus
Ocorre com o Interbairros II na região do São Lourenço e com o Barreirinha no ponto central, na Travessa Moreira Garcez. Mas acontece também com várias outras linhas: você fica 15 a 20 minutos esperando no ponto e não aparece ônibus algum, para então chegarem três ou quatro "colados" um no outro. Um leitor tem o que chama de solução para o problema: a Urbs deveria deixar carros em stand-by, estacionados em pontos estratégicos. Quando estiver para acontecer um "branco" desses basta acionar esse ônibus reserva. Por que não?
Sem-teto nos bairros
Observando um grupo de 10 sem-teto que tomavam cachaça ontem à tarde na região do Guadalupe, uma cidadã disse que isso já não é privilégio do centro. Segundo ela, a rua onde mora, do lado do Paraná Clube, na Vila Guaíra, abriga diariamente grupos de sem-teto que também ficam prostrados, tomando cachaça. "A prefeitura diz que não pode fazer nada. E quem pode, então?", quer saber a cidadã.
Mata Atlântica
A partir desta quarta-feira e até 27 de novembro a cidade de União da Vitória recebe o projeto "A Mata Atlântica é aqui exposição itinerante do cidadão atuante", da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante os cinco dias, o caminhão adaptado pela ONG estará estacionado na Praça Coronel Amazonas promovendo atrações gratuitas com a população. O projeto estará aberto das 11 h às 16 h no primeiro dia e das 10 h às 16 h nos demais, com o objetivo de levar mais informações sobre a Mata Atlântica o Bioma mais ameaçado do país.
* * * * *
"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas."
Caio Graco, político romano.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora