Quem usa com frequência o Facebook provavelmente notou que a página da prefeitura de Curitiba foge do tom oficial que costuma caracterizar a comunicação dos órgãos públicos. O jeito informal com que ela se coloca na internet já fez com que ganhasse notoriedade fora do Paraná e virasse case em matéria da revista Exame. Do céu constantemente nublado da cidade à presença de capivaras nos parques, tudo já virou motivo de brincadeira no "Face da Prefs". Para falar sobre esse novo modelo de interação adotado pela capital, o publicitário e diretor de Internet e Mídias Sociais da prefeitura, Marcos Giovanella, participará na quarta que vem (17) do evento "Encontro Marcado", promovido pelo Isae no Teatro Paiol. Será às 19h30 e para entrar é preciso levar 1 kg de alimento não perecível. Mais informações: (41) 3388-7817 ou eventos@isaebrasil.com.br.
Data histórica
Ninguém escolhe o dia do aniversário, mas isso acaba fazendo diferença. Para Giovanna Klug, que completa 10 anos hoje, todo ano a data se mistura às memórias dos atentados de 11 de Setembro. Sua família vem guardando anualmente, em Curitiba, uma edição da Gazeta do Povo, para que a garota possa saber o que acontecia no mundo a cada dia de comemoração. Curioso é que a coletânea mostra como o mundo assimilou lentamente os ataques às Torres Gêmeas. Da guerra ao terror ao controle migratório, praticamente todos foram afetados. A edição de dez anos dos atentados, em 2011 (foto), mostrava o impacto internacional ainda em curso.
Minicharme
Com 93 centímetros de altura, a londrinense Katyucia Hoshino (foto), de 25 anos, decidiu criar um blog para contar e compartilhar as dificuldades que encontra para estar sempre na moda. No Mini Charme do Dia, Katyucia escreve sobre onde e como acha roupas compatíveis com o seu tamanho e mostra que, apesar da dificuldade, é possível se vestir bem e de forma adulta. Ela diz que se nega a vestir roupas com personagens infantis. Um truque recente é aproveitar as coleções que oferecem as roupas das filhas iguais às das mães. O blog tem pouco mais de um ano. Segundo Katyucia, as mensagens que recebe pela internet são um reforço diário para sua autoestima. "O preconceito que eu e todas as pessoas de baixa estatura sofremos não tem cor, idade ou religião. Ele é generalizado. É muito difícil trabalhar isso".
Menonitas
Depois de passar por Palmeira e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a exposição "Menonitas em Chihuahua, no México", chegou nesta semana a Curitiba, onde pode ser vista até sexta-feira. A mostra, que apresenta o cotidiano dessa população por meio de fotos e trajes, está montada no Setor de Ciências da Terra, no Centro Politécnico da UFPR. Hoje, às 15 horas, haverá tour guiado pela exposição, com tradução simultânea em inglês e alemão. A mostra é resultado de pesquisa conduzida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (México).
Origem
Os menonitas são um grupo religioso que surgiu durante a Grande Reforma como a ala radical do Protestantismo, primeiramente na Suíça. Rejeitavam a intromissão do Estado em questões religiosas, o que desencadeou forte perseguição ao grupo, com consequentes migrações para outros países. Na América Latina encontram-se grandes comunidades no México, no Paraguai e na Bolívia.
Colaboraram: José Rocher e Tatiane Salvatico
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião