Uma ação mundial nas redes sociais, nesta terça-feira (11), marcará o terceiro aniversário da escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza em concurso promovido pela fundação New 7 Wonders. A ação está sendo desenvolvida no Brasil e na Argentina. A ideia é que nesse dia pessoas de todos os países postem fotos ou vídeos das Cataratas em seus perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, utilizando a hashtag #cataratasday.
Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Escolha
O processo de seleção das Novas Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, quando 440 atrações de 200 países foram inscritas na disputa. Em 2009, um júri de experts (composto por sete pessoas, entre elas um ex-diretor da Unesco e o próprio presidente da fundação New 7 Wonders, Bernard Weber) escolheu as 28 finalistas. Recorreu-se, então, ao voto popular para decidir quais seriam as campeãs. Milhões de pessoas participaram da escolha, pela internet, por mensagens de celular e por meio de ligações telefônicas. Os vencedores foram anunciados no dia 11 de novembro de 2011.
Os eleitos
Além das Cataratas, as novas maravilhas são: Amazônia, Baía de Halong (Vietnã), Ilha de Jeju (Coreia do Sul), Parque Nacional de Komodo (Indonésia), rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e Table Mountain (África do Sul).
Cabos irregulares
Valdecir Galor/SMCS
As avenidas Toaldo Túlio (que cruza os bairros Santa Felicidade e São Braz) e Brasília (Xaxim e Capão Raso) serão as próximas vias de Curitiba a receber operações para a retirada de cabos irregulares. As datas das operações 26 e 27 de novembro foram definidas ontem, em reunião promovida pela prefeitura e pela Copel com representantes de empresas de tevê a cabo, telefonia e internet. A prefeitura iniciou a discussão sobre a retirada de cabos aéreos irregulares em 2013, e este ano o trabalho vem avançando em várias ruas da cidade. O órgão escolhe uma via e notifica as empresas para que façam as adequações necessárias dentro de um período determinado. Após esse prazo, é feita uma vistoria e marcada uma operação de retirada de cabos, caso as irregularidades permaneçam.
Direitos das mulheres
Na semana que vem, na quinta e na sexta, a prefeitura de Maringá promove a 1ª Mobilização pelo Direito das Mulheres, no Hotel Bristol. O evento é realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça, e a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Com vagas limitadas, a mobilização trará palestras sobre "Tráfico de Mulheres", "Atendimento aos Autores de Violência Doméstica" e "Feminicídio", entre outros temas. Inscrições: http://bitly.com/mobilizaçãomulher.
Incubadora
Termina na sexta-feira o prazo de inscrições para a última chamada do processo seletivo deste ano da Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Empreendedores que têm projetos tecnológicos inovadores podem participar e, caso sejam selecionados, vão desenvolver os produtos ou as soluções no Tecpar. Os critérios para a seleção incluem inovação, disposição de capital mínimo para investimento inicial, plano de negócios, equipe com formação em áreas complementares e a existência de alguma iniciativa preliminar como um protótipo ou depósito de pedido de patente. O resultado será divulgado até 7 de fevereiro do ano que vem. Mais informações: intec.tecpar.br.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora