Estabelecimentos públicos e privados de Curitiba podem ser multados por proibir a amamentação. O valor é de R$ 500 em primeira instância, e mil reais para os reincidentes. A medida consta em projeto de que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Se aprovado e sancionado pelo prefeito, pode virar lei. O texto, do vereador Aldemir Manfron (PP), propõe a criação do projeto “Amamentar é um direito”. “As pessoas não acham constrangedor amamentar uma criança em uma mamadeira; então também não devem achar isso de uma mãe amamentando seu filho”, argumenta o parlamentar, na justificativa do texto. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês recebam leite exclusivamente materno durante os seis primeiros meses de vida. Pesquisa de 2009, do Ministério da Saúde, apontou que a média brasileira é de 54 dias de aleitamento, ou seja, inferior a dois meses.

CARREGANDO :)

Opinião profissional

CARREGANDO :)

Katya Kur Bleninger trabalha como doula (profissional que acompanha gestantes antes, depois e durante o parto) em Curitiba, e não acredita que a multa é o melhor caminho. “O ideal é a informação, mostrar à população que a amamentação é uma coisa natural e necessária para o bebê”, defende. Katya lida com mães e gestantes no dia-a-dia e conta que ouve relatos de locais que realmente proíbem ou restringem a amamentação. Muitos deles, quando questionados, justificam que “falta orientação” para os funcionários e esses constrangem as mães. “Então o que cabe é informação e orientação”, destaca a doula.

Jovem promissor

Eleito pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais promissores do Brasil, o curitibano Cristian Trentin dá uma palestra sobre sustentabilidade nesta quinta-feira (9), na Uniandrade. Trentin é criador da marca EcoBike Courier, atualmente a maior no ramo de entregas sustentáveis no país. A empresa trabalha com bikers que levam documentos e materiais de forma avulsa, ou trabalham fixos com o cliente contratado. Para assistir à palestra, é preciso se inscrever pelo email cursosdeinformatica@uniandrade.edu.br. A Uniandrade fica na Rua João Scuissiato, nº 1, no Santa Quitéria.

Publicidade

Caminho de Santiago

Ligado às questões espirituais, o fotógrafo curitibano Fritz Jr. percorreu por 36 dias o caminho de Santiago de Compostela, tradicional reduto de peregrinos na Espanha, em 2010. O saldo, além da renovação espiritual, foram belas fotos, as quais ele resolveu inscrever num edital da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Deu certo e nesta quinta-feira (9) Fritz lança o livro e a exposição “Cruzando Caminhos” às 19 horas, em Curitiba. O evento será no Espaço de Arte, na Rua Alberto Folloni, 1534. A entrada é gratuita.

Empresas familiares

Curitiba recebe nesta quinta-feira (9) o 7º Simpósio de Sucessão em Empresas Familiares e de Governança Corporativa. A iniciativa busca reunir famílias empresárias do estado e apresentar cases de sucesso. A ausência de planejamento na hora da sucessão é a principal causa do desaparecimento de empresas familiares, segundo a Alliance Governança e Família, que organiza o evento. A palestra ocorre das 14h às 18h, na sede da Amcham, na Rua João Marchesini, 139, no Prado Velho. Para se inscrever, é preciso confirmar participação pelo email suzane.salazar@gmail.com.

CAV Picanha Brava

O restaurante Picanha Brava, em Curitiba, vai repassar 25% das vendas do sanduíche Cróc Bacon, nesta quinta-feira (9), para o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV). A ação faz parte do projeto “Eu abraço o CAV”, para levantar fundos para a instituição. A ação vai das 18h30 às 23h. O restaurante fica na Avenida Iguaçu, 3108, no Água Verde.

Curitiba Connection

O evento Curitiba Connection, que divulga personalidades da cena artística, cultural, política, esportiva e empreendedora da cidade, realiza sua próxima edição nesta quinta-feira (9), na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. A partir das 19h, o debate terá a participação do jornalista Victor Sálvaro, a atriz e modelo transexual Maitê Schneider, a funkeira MC Mayara e o especialista em massagem tântrica Jivan Pramod. A banda Sex Psych Love anima a noite. A entrada é gratuita.

Publicidade
Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate