O ciclista que se acidentou no Barigui voltou a ser hospitalizado, por causa de complicações decorrentes da colisão com um pontalete instalado no parque. Ele precisou fazer uma cirurgia para retirar líquidos do pulmão e, até ontem à tarde, recuperava-se na UTI. Esse foi o terceiro internamento do empresário depois do acidente em que ele quebrou duas costelas. Da primeira vez, ficou três dias internado. Na segunda, uma semana, em função da formação de líquidos no pulmão tratada, primeiramente, com a colocação de um dreno.
A prefeitura, que havia considerado o acidente como uma fatalidade, por considerar que os pontaletes estavam visíveis e devidamente sinalizados, voltou atrás na semana passada. Os equipamentos (amarelos) da ciclovia ganharam faixas pretas e a sinalização foi reforçada. A função dos 30 pontaletes é evitar a circulação de carros nas pistas.
A melhor é a de granito
A votação para a escolha da melhor calçada de Curitiba ficou dividida. Entre os leitores que enviaram comentários por e-mail e mensagens no Facebook, o trecho mais citado foi o da Cândido Lopes em frente da Biblioteca Pública, que é de granito (o estopim da polêmica sobre as calçadas do Batel). Na sequência, aparecem empatadas as calçadas da Avenida Marechal Deodoro, da Riachuelo e das ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta.
Alguns leitores aproveitaram para falar sobre problemas em calçadas. Um deles escreveu que a melhor é "a ecológica do Xaxim, pois é puro mato". Outro reclamou do trecho que fica do lado direito do Shopping Total. Um terceiro relatou que o passeio em frente da sua casa é usado como estacionamento e pista por alguns carros, mas quem quase foi multado foi ele: por não manter o passeio em boas condições. E houve até quem elogiasse o conjunto das calçadas de Curitiba, já que em Cascavel, de onde a pessoa veio, "praticamente não há calçadas".
Novos Brasis
A Oi e o Oi Futuro divulgaram nesta semana a lista dos 24 projetos selecionados para compor o programa Oi Novos Brasis deste ano. Entre as iniciativas selecionadas está o projeto do Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort, voltado para a implantação de unidades demonstrativas de agricultura orgânica de baixo impacto, em Turvo, no Paraná. A lista dos selecionados pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br.
É o cúmulo!
Carro na canaleta já assusta, mas é pior quando não respeita o sinal. Na quarta-feira à noite uma caminhonete que transitava na Rua José Loureiro, em Curitiba, entrou na Presidente Faria (exclusiva para biarticulados) com o sinal aberto para pedestres. Na faixa, atravessava lentamente uma velhinha, com bengala e tudo. O motorista fez menção de cortar a frente da idosa, mas foi impedido por outro passante, que auxiliou a anciã. Fosse um policial à paisana ou não, a rua pertence ao cidadão, e não a quem pensa deter direitos acima dos demais.
Caderno Turismo
Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem, 18 de abril, no caderno Turismo, a unidade Fast Sleep administrada pela Slaviero funciona no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.