A promessa do prefeito Gustavo Fruet de estreitar o diálogo com os cicloativistas, por enquanto, está sendo cumprida. Desde o dia 1º de janeiro, quando o prefeito foi à posse de bike, ciclistas de Curitiba, capitaneados pela Associação do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), têm feito encontros com órgãos da prefeitura. E o livre trânsito tem se dado inclusive pela internet. Há duas semanas, ciclistas encaminharam e-mail à Secretaria de Trânsito (Setran), pedindo que uma mensagem veiculada nos painéis instalados na cidade fosse corrigida. O pedido se limitava à troca de palavras em uma das dicas. Foram prontamente atendidos.
Hoje, inclusive, a CicloIguaçu se reúne com integrantes do Departamento de Educação da Setran. A intenção é criar uma parceria formal com a pasta para confeccionar materiais informativos que possam ajudar nas ações educativas feitas pelos ciclistas.
As discussões com o poder público não envolvem somente as pastas ligadas ao trânsito e ao urbanismo. Em fevereiro, a CicloIguaçu se reuniu com a secretária da Mulher, Roseli Isidoro. Foi sugerida a criação de um material gráfico uma espécie de guia voltado às mulheres ciclistas (número crescente), a fim de estimular o uso das bikes e dar dicas de segurança. A CicloIguaçu irá organizar o conteúdo e encaminhar à secretaria, que, caso aprove, vai bancar a confecção e a distribuição dos guias.
Refresco para os carteiros
Com os termômetros oscilando entre 22 e 35 graus, cinco cidades brasileiras vão testar um projeto piloto para "dar um refresco" aos carteiros. Em Araguaína, Gurupi, Palmas (TO), Imperatriz (MA) e Rondonópolis (MT), o serviço de entregas será feito pela manhã, a partir das 8 horas. A experiência, que será feita por 90 dias, tem tudo para ser levada para outras regiões do país, inclusive a Sul, onde as temperaturas não estão deixando por menos.
Está virando rotina
Na semana passada, a Secretaria de Segurança do Paraná noticiou a queda de 33% nas mortes violentas na região da UPS (Unidade do Paraná Seguro) do bairro Uberaba, em Curitiba. A Sesp não apresentou, porém, os números absolutos de casos. Ontem o coronel Roberson Bondaruk, comandante da Polícia Militar no Paraná, divulgou na Câmara de Curitiba dados sobre a diminuição de assassinatos na capital (25%), Foz do Iguaçu (33%), Cascavel (30%) e Londrina (43%). E, mais uma vez, os dados absolutos foram ignorados.
Desfile de viaturas
Parte das novas viaturas, modelo Duster, compradas pelo governo do estado para a Polícia Militar, participou de um "desfile", com direito a giroflex ligado, ontem à tarde, em Curitiba. Aliás, essa não é a primeira vez que um conjunto de viaturas é visto circulando junto pela cidade. Talvez a intenção seja mostrar que a polícia está bem equipada e passar à população a sensação de segurança. Mas não há como ignorar que se trata também de uma medida exibicionista, comum a quem compra o seu primeiro carro zero e quer se mostrar.
* * * * *
Colaboraram Rafael Waltrick, Diego Ribeiro e Kátia Brembatti
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião