O centro de Curitiba estava muito tranquilo ontem no começo da tarde. Algumas exceções eram as casas que vendem sucos e sorvetes, o ônibus de dois andares da Linha Turismo e os "pontos" de venda de DVDs piratas, que aproveitaram para ocupar grandes trechos do Calçadão da XV para a exposição de seus produtos. Mas havia poucos carros circulando. A foto mostra a Rua Marechal Deodoro às 13h15, completamente vazia. Não era uma segunda-feira normal.
* * * * * *
Episódio corriqueiro
25 presos fugiram da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos na semana passada. Foi apenas mais uma das tantas fugas que já aconteceram ali. A população da Vila Isabel, aliás, já cansou de reclamar. Uma delegacia que cuida de furtos e roubos de veículos não deveria abrigar presos. E o pior: as celas da delegacia têm capacidade para abrigar 31 presos, e no momento da fuga haviam 131.
* * * * * *
Namorado virtual
Funcionárias de uma loja que vende uniformes profissionais, nas proximidades da Praça Tiradentes, encontraram uma forma interessante de passar o tempo ontem no horário do almoço, quando raras pessoas entravam no estabelecimento. Uma fotograva a outra nos braços de um manequim "sarado", vestido com um uniforme branco. E riam a mais não poder. Só faltou uma delas acrescentar: "Esse é o homem ideal: não fuma, não bebe, não chega tarde em casa..."
* * * * * *
Desrespeito à lei
Turista estrangeiro percebeu que algumas linhas de ônibus de Curitiba estão rodando pela cidade com um motorista que também tem a função de cobrador. Ele acha que, com a dupla função, os motoristas estão desrespeitando leis básicas de trânsito, pois muitos arrancam o veículo e, ao mesmo tempo em que dirigem, precisam se preocupar em dar o troco, colocando assim em perigo constante a sua vida e a vida dos passageiros. O homem tem razão.
Barão do Serro Azul
O Centro de Letras do Paraná desafia os paranaenses a registrar com mais profundidade a história do estado. Uma das maneiras é participar do I Concuso de Monografia com o tema "Barão do Serro Azul homem, empresário e herói", com distribuição de R$14.000,00 em prêmios. O centro lembra aos interessados que as inscrições se encerram no próximo dia 23 de fevereiro. Informações: (41) 3222-7731 ou (41) 3029-0856.
Homenagem ao mestre
Chico Xavier, exemplo de vida e de dedicação humanitária, completaria 100 anos em 2010. Dentre as várias homenagens que estão sendo preparadas por todo o Brasil, em Curitiba está sendo montado um concerto inspirado na vida e obra de Chico Xavier, intitulado "Sinfonia do Amor", de autoria do cantor e compositor Plínio Oliveira. No dia 24, às 20h30, no Teatro Positivo, os curitibanos poderão acompanhar o trabalho, que envolverá 40 músicos, um coro infanto-jauvenil de 80 vozes e outro adulto, de 60 participantes. Convites na Federação Espírita do Paraná, Livrarias Mundo Espírita, pela internet e vários outros pontos. Basta levar um quilo de alimento.
* * * * * *
"É preferível viver 10 anos intensamente à 70 anos vegetando em frente a uma televisão."
Janis Joplin, roqueira norte-americana.