• Carregando...

União da Vitória, no Sul do estado, sediará o 1º Festival de Cinema do Vale do Iguaçu. Poderão concorrer curtas e longas metragens brasileiros, que serão avaliados em diversas categorias, como melhor filme, atriz, ator, direção e produção. Quem participar vai ter direito a tapete vermelho e os vencedores levarão para casa a estatueta O monge (foto). A obra, inspirada no monge João Maria – figura católica popular na região –, foi criada pelo artista plástico local Carlos Kussik. Ainda dentro do festival, ocorrerá a 3ª Mostra Paraná-Santa Catarina de Cinema, com exibição de curtas metragens da produção catarinense e paranaense, e a 1ª Mostra Regional de Curtas – que incentivará a produção audiovisual na região do Vale do Iguaçu. Segundo o organizador do festival, Lício Ferreira, a intenção é divulgar o audiovisual local. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 14 de novembro.

Outros municípios

Além de União da Vitória, outros municípios da região vão participar do 1º Festival de Cinema do Vale do Iguaçu. Haverá exibição de filmes em Bituruna, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Porto União (SC). As inscrições para concorrer à premiação ou participar de algumas das mostras paralelas serão abertas ainda neste mês. Enquanto o site oficial do festival não entra no ar, informações podem ser obtidas por meio do Facebook, no seguinte endereço: https://www.facebook.com/pages/Festival-de-Cinema-Vale-do-Igua%C3%A7u-2015/1603365099884303.

Audiência pública

O Grupo Dignidade promove na terça-feira (19) uma audiência pública sobre violência contra a Comunidade LGBT no Paraná. O evento, que faz parte das comemorações à semana de enfrentamento à LGBTfobia, será realizado na Assembleia Legislativa – Sala das Comissões – às 9 h. No mesmo dia, mas às 14 h, ocorre outra audiência pública. Será no auditório do 4º andar da Câmara Municipal de Curitiba e o tema será a violência contra a comunidade LGBT na capital do estado. Não é necessário fazer inscrição para acompanhar os debates.

Saúde na estrada

O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sent), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizam na quarta-feira (20) a 2ª etapa do projeto Comandos de Saúde nas Rodovias. Desta vez, o ponto da ação no Paraná será o quilômetro 12 da BR-277, em Paranaguá. A intenção agora é alertar os caminhoneiros sobre os riscos provocados pelo tabagismo, principal causa de morte evitável do planeta. A mesma atuação ocorrerá em outros 25 trechos de estradas que cortam o país. As próximas edições do projeto estão previstas para acontecer nos dias 19 de agosto e 21 de outubro.

Vestibular da indústria

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno das Faculdades da Indústria Senai. Ao todo, 400 vagas são ofertadas. Elas estão distribuídas entre cinco cursos de graduação tecnológica. Há opções em Curitiba, Cascavel, Londrina e Telêmaco Borba. Os interessados têm até o dia 18 de junho para se inscrever. O vestibular é agendado e o resultado será divulgado no dia 23 de junho. O início das aulas está previsto para 21 de julho. Para obter mais informações, acesse: www.faculdadesdaindustria.org.br.

Destaque na leitura

Ponta Grossa, no Campos Gerais, está entre os três municípios brasileiros que foram destaque na 2ª edição do prêmio Reconhecimento TRILHAS Município Leitor, promovido pelo Instituto Natura. O município paranaense concorreu com outras 111 cidades de todo o país. Ponta Grossa promove curso de especialização em contação de histórias, revitalização das bibliotecas escolares. A premiação levou em conta o envolvimento da comunidade em situações de leitura em espaços públicos e parcerias para a realização de projetos de leitura e circulação de livros. Um projeto de destaque é o ônibus biblioteca, que leva livros para além dos muros escolares. Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ) também foram premiados. Além de conquistar o título de “Município Leitor”, cada cidade ganhou 615 livros com foco na literatura infantojuvenil.

Colaboraram: Caroline Olinda e Bruna Kobus, especial para a Gazeta do Povo.

Opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]