Vítimas de pichadores sentem no bolso a pintura de muros e paredes. Inventou-se até uma tinta que impede a ação desses marginais, mas ela é cara demais para o cidadão comum. Mas, como o brasileiro sempre dá um jeito de resolver seus problemas, uma solução econtrada é planta hera parta cobrir os muros. Como fez um morador do Bairro Ahú (foto), em Curitiba. A hera começa a crescer e em mais alguns meses vai cobrir toda a parede e as pichações que já haviam sido feitas.
Se eu fosse...
"Eu jamais aprovaria um aluno que não alcançou os objetivos de uma determinada série, só para que a escola não apareça entre as quem aprovam menos. Um aluno que é aprovado sem ter aprendido é o mesmo que, mais tarde, vai perder a disputa por uma vaga de emprego para outro que aprendeu de fato. Eu ainda sonho em ser professor, um dia."
Jurandir Mendes Porciúncula, servente de pedreiro, morador no Pinheirinho.
Caim x Abel
A Secretaria de Segurança Pública divulgou que 17 pessoas foram presas em flagrante, nos últimos 30 dias, tentando fazer a carteira de identidade com nome falso ou de outra pessoa. As fraudes são detectadas com mais facilidade graças à digitalização do sistema. O curioso é que boa parte das fraudes identificadas pelo Instituto de Identificação são de irmão contra irmão. "Você ficaria espantado com a quantidade de pessoas que tentam fazer identidade no nome do irmão", conta o diretor do instituto, Cláudio Telles. A ideia é sair aplicando golpes na praça, assim que o familiar complete 18 anos.
Via de ninguém
Que não há mais espaço para tanto carro nas ruas, todo mundo sabe. Que não há espaço para carros nas ciclovias, todos deveriam saber. No entanto, o trecho de ciclovia que contorna o Centro Cívico funciona inclusive como estacionamento. Na última semana, havia até caminhão sobre o pavimento, que não é preparado para tanto peso. Resultado, as pessoas que caminham ou andam de bicicleta precisam fazer desvios e permanecer atentas todo o tempo, para não serem atropeladas. Como a via tem menos fluxo, os motoristas sentem-se à vontade. Vão devagar, mas comportam-se como se fossem donos do corredor.
Parques exemplares
Há quem reclame dos parques de Curitiba, e às vezes há motivos para isso. Mas um grupo de visitantes do interior de São Paulo simplesmente adorou os parques de Curitiba. Uns em razão da beleza, outros por causa do aproveitamento de áreas degradadas, alguns porque há equipamentos de ginástica à disposição... Enfim, cada um tinha uma explicação diferente, mas todos aplaudiram. Bom saber que se trata de um grupo que viaja por todo o país.
Mutirão da chuva
Temporada de chuvas deve ser recebida pelas prefeituras com uma primeira providência: a limpeza radical e completa dos bueiros e galerias de águas pluviais, para evitar ou pelo menos reduzir o risco de enchentes. Nem que seja necessário onvocar tudo que é funcionário disponível, em regime de mutirão. A população, é claro, deve colaborar, evitando lançar sacolas, papéis e outros materiais nas sarjetas, porque dali elas são arrastadas para as bocas de lobo e bueiros.
"Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema." Martinho Lutero, reformista religioso.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora