Ontem à noite, 74 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow, no Bairro Vista Alegre, juraram solenemente manter uma vida saudável, longe das drogas e da violência. O compromisso foi assumido durante a cerimônia de formatura do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Ofertado pela Polícia Militar, o programa dura três meses e ensina aos alunos os efeitos das drogas no organismo e maneiras de resistir às pressões dos conhecidos e às várias formas de violência.
Consciência
Os alunos têm aulas uma vez por semana (foto) com um policial capacitado especificamente para a função. A vice-diretora da escola, Rosa Maria Águida Miccelli, conta que durante o curso algumas crianças percebem que estão envolvidas em situações de violência que até então não enxergavam. Segundo o capitão Ricardo da Costa, comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, o programa existe desde 2000 no Paraná e já formou 1,2 milhão de crianças. Ele foi inspirado em uma iniciativa norte-americana.
Teste do pezinho
Hoje, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame obrigatório e gratuito que identifica uma série de doenças cujos sintomas não aparecem na avaliação clínica. Segundo a farmacêutica bioquímica Mouseline Domingos, da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), algumas dessas doenças têm manifestações neurológicas graves, levando a criança ao retardo mental. O teste é realizado por meio da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.
Mais um mocó (foto 2)
Ontem, a coluna mostrou que o antigo Hospital do Carmo, desativado há nove anos, virou ponto de encontro de usuários de drogas. Um leitor lembra que essa também é a situação em um antigo posto de combustíveis localizado ao lado do Passeio Público, na esquina das ruas Presidente Faria e Carlos Cavalcanti. Fechado há alguns anos, o estabelecimento virou abrigo para dependentes químicos e moradores de rua. Conforme mostrou a Gazeta no fim de maio, um mapeamento da Secretaria Municipal de Urbanismo encontrou 130 terrenos, casas e construções abandonados em Curitiba.
MON
O Museu Oscar Niemeyer tem hoje horário estendido e programação especial, que inclui visita guiada com Alice Ruiz pela exposição "Múltiplo Leminski". A atividade integra a semana de encerramento da exposição, que termina dia 9 de junho, domingo. Como em toda primeira quinta-feira do mês, o MON fica aberto até as 20 horas e depois das 18 horas a entrada é gratuita.
24 quadros por segundo
"Para o infinito e avante!"
Essa frase é para a criançada. Ela foi retirada da animação Toy Story, de 1995.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora