É possível lançar um ovo de uma altura de 12 metros e fazer com que ele chegue intacto ao chão? Esse foi o desafio proposto ontem em Curitiba, no câmpus Politécnico da UFPR, para estudantes universitários da Federal, PUCPR, Universidade Positivo e UEL. Os organizadores da competição "Red Bull Gravity Challenge" selecionaram as equipes que apresentaram os projetos mais criativos e detalhados de engenhocas de aterrissagem. Na hora de colocar a ideia em prática, o equipamento voador considerado mais eficiente foi o da Equipe Gambiarra, liderada pelo estudante de Agronomia da UFPR Marcelo Ribas, de 20 anos. O equipamento foi construído com um bambolê e hélices de papelão. A engenhoca girou no ar, plainou e fez um pouso quase perfeito no alvo e a cesta que acomodava o ovo o protegeu da queda.
Vídeo
O Red Bull Gravity Challenge acontece em vários países do mundo (foto) e teve sua primeira edição no Brasil em 2008. Neste ano, oito cidades do país receberão o evento. A Gazeta do Povo esteve na competição realizada na UFPR e registrou tudo em vídeo. Você pode assistir à reportagem na página www.gazetadopovo.com.br/videos/
Guia da gestante
Reprodução
Um documento de orientação para mulheres grávidas foi lançado ontem, pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), na conferência internacional sobre parto normal que acontece no Rio de Janeiro. O Guia da Gestante pode ser consultado pela internet e traz 46 respostas sobre as coberturas dos planos e seguros de saúde do período da gestação ao nascimento do bebê. Entre as dúvidas esclarecidas pela FenaSaúde, estão: O plano de saúde cobre as vacinas da gestante e do bebê? E o parto domiciliar? O obstetra do plano cobrou a taxa de disponibilidade obstétrica. O que eu faço? A resposta para as duas primeiras questões é "não". Os planos, de forma geral, não cobrem vacinas, salvo se elas estiverem previstas no contrato, nem as despesas do parto realizado no domicílio ou fora do ambiente hospitalar.
Sem consenso
Já o terceiro tema não é tão simples assim. O Guia da Gestante informa que, se o médico pertence à rede credenciada do seu plano de saúde, você deve entrar em contato com a operadora. Segundo a FenaSaúde, o prestador de serviços não deve cobrar a "taxa de disponibilidade" de uma beneficiária do plano de saúde, porque ele tem a opção de receber diretamente da operadora os honorários de "assistência ao trabalho de parto por hora", além dos honorários pela realização do parto. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina aprovou, ainda em 2012, parecer que permite aos obstetras estabelecer e cobrar valor específico para acompanhar as gestantes no momento do parto. Veja o Guia da Gestante em: www.fenasaude.org.br/fenasaude/publicacoes/
Dia do Pão
Uma ação para marcar o Dia Mundial do Pão será realizada amanhã na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Das 7 h às 16 h, quem levar um livro, preferencialmente de literatura, ganhará um pacote com seis pães. Também haverá medição de pressão arterial e atividades recreativas para as crianças. Mais de 20 panificadoras da capital participam da iniciativa, organizada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná. A expectativa é que 14 mil pães sejam distribuídos à população. Na campanha do ano passado, o sindicato arrecadou 3 mil livros, que foram doados ao projeto Tuboteca, da prefeitura de Curitiba.
Colaborou: Bruna Bill
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.