O cenário para o lançamento do livro Curitiba Rural Aromas e Sabores (Editora Esplendor), do jornalista e escritor Eduardo Sganzerla, não poderia ser mais apropriado: o restaurante de comida polonesa Nova Polska, na divisa dos municípios de Campo Magro e Campo Largo. O livro fala da Curitiba rural que resiste ao concreto, das famílias que insistem em tirar da terra o seu sustento e aborda a vida social dessa gente, especialmente dos filhos de imigrantes poloneses.
Doações. Para onde vão?
Primeira onda de frio da temporada veio para valer e vai mudando os hábitos das pessoas. Além de retirar do armário as roupas mais quentes, colocar cobertores ao sol para arejar e prevenir os resfriados, os moradores da Região Sul do Paraná vão cuidando de apoiar as tradicionais campanhas do Agasalho. A dica para evitar desvios é encaminhar tais peças excedentes para programas de assistência de igrejas e outras instituições idôneas.
Faltam banheiros
Leitor reclama da falta de banheiros no Parque Barigui, na parte que fica ao lado da Avenida Manoel Ribas, perto do portal de Santa Felicidade. Ele diz que o local é lindo para fazer um churrasco com a família, mas a estrutura é precaríssima. Da mesma forma, no Parque Tingui as churrasqueiras ficam lá pelo meio do parque, enquanto os banheiros se localizam na entrada. "Só de carro para ir", comenta.
Ora, os pedestres!
Campanha inaugural da Setran, no ano passado, abordou o tema do respeito à faixa de segurança por parte dos motoristas. Agora quem está precisando de uma campanha assim é o pedestre, para aprender a cruzar pela - e não fora da - faixa. E mais, caminhando com atenção, sem ficar falando ao celular. Medida que reduzirá o número de acidentes e, com certeza, poderá melhorar o fluxo do tráfego.
Homenagem merecida
O chargista da Gazeta do Povo Ademir Vigilato Paixão, ou simplesmente Paixão, será homenageado na Câmara Municipal de Curitiba com o título de Cidadão Honorário. Será no próximo dia 11 de maio, às 20 horas, no plenário do Anexo II da Câmara, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Lourenço Pinto. A proposição foi do vereador Caíque Ferrante.
Asfalto bom e ruim
Curitibano que foi no domingo a Bateias em visita a familiares ficou surpreso com a qualidade do asfalto entre Campo Magro e aquela vila pertencente a Campo Largo. Ao mesmo tempo, irritou-se com a buraqueira entre Curitiba e Campo Magro. A estrada ali parece estar em obras, pois o "acostamento" foi alargado em vários pontos. Mas não há nenhuma máquina no trecho. Ou seja, os buracos continuarão por um bom tempo.
* * * * *
"Um homem não deve engolir mais crenças do que ele pode digerir."
Havelock Ellis, psicólogo britânico.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião