Pelo segundo ano seguido, a Associação Sagrada Família de Nazaré, de Curitiba, é uma das finalistas no Volkswagen na Comunidade (foto). O prêmio selecionou 11 iniciativas de todo o Brasil, que trabalham em prol do desenvolvimento social. Cada uma ganha um prêmio em dinheiro, para investir no próprio projeto. Com a verba da premiação, a ONG pretende construir um biodigestor, para gerar energia elétrica e gás natural no local. A associação trabalha com jovens em situação de vulnerabilidade social e recuperação de dependentes químicos, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Com a vitória do ano passado, a associação utilizou a verba da premiação para construir um espaço para ordenhar animais, na chácara em que é realizado o projeto “Juventude: um sinal de esperança”. O leite e queijo produzidos foram vendidos, o que tornou a chácara economicamente sustentável.
Acolhimento e educação
Outro projeto curitibano premiado pela Fundação Volkswagen foi o “Acolher, assistir e educar”, da Associação Beneditina da Divina Providência (Abenp), no Hugo Lange. A instituição oferece atividades educativas, culturais, esportivas e de recreação para crianças, adolescentes e jovens. Com o prêmio, a associação irá adquirir instrumentos musicais e equipamentos de informática para as aulas. Todas as instituições premiadas são indicadas por funcionários da Volkswagen, que podem ou não trabalhar diretamente no projeto. As associações curitibanas premiadas foram indicadas por funcionários da fábrica da montadora em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Salão da mulher
Com estreia nesta sexta-feira (30), o Salão da Mulher aposta na fama de Curitiba como cidade-teste de produtos. A ideia dos expositores é trazer produtos inovadores que, se caírem no gosto das curitibanas, podem ser comercializados em larga escala, em todo o país. Como o próprio nome diz, a feira vai reunir produtos e fornecedores considerados femininos. Joias, cosméticos, acessórios e produtos para a casa vão concorrer lado a lado com sapatos, roupas e até itens de sex shop. O Salão da Mulher segue até 8 de novembro, no Expo Renault Barigui, no Parque Barigui. Mais informações pelo site www.artesanatodiretriz.com.br .
Insegurança no Barigui
Um grupo encabeçado pela Associação dos Técnicos de Corrida de Rua de Curitiba (ATCC) organiza para a manhã de sábado (31) uma caminhada para pedir mais segurança para o Parque Barigui, em Curitiba. Os organizadores querem chamar atenção para o problema dos assaltos na região. Um evento no Facebook foi criado para convidar a população a participar da caminhada. Até a noite desta quinta-feira (29), 84 pessoas haviam confirmado presença no evento.
Insegurança
Pesquisa publicada pela Gazeta do Povo, em janeiro de 2015, mostrou que 44% dos curitibanos sentiam-se mais inseguros do que há um ano.
Dia da Ucrânia
A comunidade ucraniana comemora a sua “Vetchornetsi”, o dia da Ucrânia em Curitiba, no próximo sábado (31). A festa começa às 12h e vai até 22h, com diversas atrações folclóricas. Entre elas, o grupo de dança e coral do folclore Barvinok, em Curitiba, e o grupo de dança das crianças da Subotna Shkola Lesia Ukrainka. O grupo folclórico Soloveiko, da Colônia Marcelino, também participa. O Trio Poltava anima a festa, com música ucraniana. E para fechar, o karaokê do TPUK, organizado pela Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana. Vai ser na Sociedade Ucraniana do Brasil (R. Augusto Stelfeld, 795) e a entrada é franca.
Outubro rosa
Para encerrar a campanha do Outubro Rosa, o Sindicato dos Taxistas de São José dos Pinhais (Sinditax) prepara uma ação especial, nesta sexta-feira (30) e sábado (31). Cinco mil folders e 1,5 mil rosas vão ser distribuídas no aeroporto Afonso Pena e no Shopping São José, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba. As passageiras ainda vão receber bottons da campanha. Os taxistas vão estar vestidos com camiseta, gravata e lenços na cabeça, nas cores da campanha. A ação no aeroporto vai ser durante toda a sexta-feira, das 6h às 21h. No shopping será no sábado, das 15h às 21h; e na Rua XV de Novembro (em São José) também no sábado, das 8h às 13h.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora