Ativistas dos direitos dos bichos organizam um ato em Curitiba, no sábado (25), para reivindicar políticas públicas em prol da causa animal em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral do Paraná. O grupo se concentra na Boca Maldita, no Centro da capital, onde banners e fotos serão exibidos, e será feito também um abaixo-assinado com cobranças ao prefeito Gustavo Fruet. Entre as reivindicações estão a castração de cães e gatos acessível a todos, uma lei de registro geral de animais, proibição do uso de animais de tração, atendimento público e gratuito para os bichos vítimas de maus-tratos e a garantia de uma dotação orçamentária para as polícias de proteção animal. A ideia do Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais em Curitiba (FDDA) é fazer encontros permanentes na Boca Maldita aos sábados pela manhã. “Vamos às ruas para conscientizar a população sobre a necessidade de se exigir do prefeito de Curitiba a implantação de políticas públicas”, argumenta a coordenadora do FDDA, Laelia Tonhozi. Para mais informações sobre as reivindicações e para assinar o abaixo-assinado on-line, acesse www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81041.
Feiras de adoção
Neste fim de semana, há outras opções de atividades para amantes dos animais. O Clube do Gato do Paraná realiza, no sábado (25) e domingo (26), uma feira sobre a variedade dos bichanos . No sábado ocorrem ainda as feiras de adoção de animais dos grupos Animalia, Tombalatas e Pet de Rua. O domingo será o dia do bingo da Sociedade Protetora dos Animais (Spac). Para informações sobre horários e locais, acesse o Agendão da Gazeta : http://bitly.com/1NBrHoV.
Gênio da Matemática
A PUCPR recebe nesta sexta-feira (24) o matemático e filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, um dos nomes mais importantes da matemática mundial. A palestra “Os problemas atuais da lógica” será às 19 h, no auditório Maria Montessori, no Bloco Amarelo do câmpus Curitiba. Ex-aluno e professor da UFPR, Newton da Costa é um apaixonado pela contradição e pela intelectualidade. Em fevereiro deste ano, sua vida foi tema de uma reportagem da série Perfil, da Gazeta do Povo. A palestra na PUCPR é gratuita e aberta ao público.
Software livre
Curitiba recebe a 11ª edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol) no próximo sábado (25). Maior evento da modalidade na América Latina, o Flisol ocorre simultaneamente em diferentes cidades. Em Curitiba, serão 14 palestras presenciais, como a do embaixador do Linux Jon “Maddog” Hall, e da ativista Luciana Fujii, que já trabalhou em projetos como o Gnome. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://flisol.curitibalivre.org.br/inscricao. O evento ocorre das 8h30 às 17 h, no câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Festival de teatro
Começa nesta sexta-feira (24), às 19h15, o XII Encena Santa, o festival de teatro do Colégio Santa Maria. Ao todo, 120 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos dos colégios maristas Santa Maria, Paranaense e Brasília participam do evento. Um dos destaques é a peça Michael, sobre a trajetória Michael Jackson, que encerra o festival. Durante a apresentação, alguns videoclipes se alternam com a interpretação dos alunos, que se revezam no papel de Michael e de seus irmãos, integrantes do grupo The Jackson Five. O evento é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, acesse www.colegiosmaristas.com.br.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora