Veja também
  • Provocação criativa
  • Surfe na canaleta
  • A tartaruga voltou!
CARREGANDO :)

Você já ouviu falar de "vlogueiros literários"? Essa turma usa a internet para compartilhar os seus hábitos de leitura, sem a pretensão de fazer análises definitivas ou acadêmicas das obras. No Youtube há vários canais desse tipo, como Minha Estante, Cabine Literária, Garota It e Tiny Little Things. Em entrevista ao repórter Alexandre Lucchese, da Agência RBS, a professora de inglês e tradutora paulista Tatiana Feltrin (Tiny Little Things — foto 1), que desde 2007 posta vídeos com dicas de livros, reforça que qualquer pessoa que tenha uma câmera e acesso à rede pode começar um canal no YouTube, dando sua opinião sobre determinado assunto sem precisar ser a dona da verdade.

De leitor para leitor 2

Publicidade

Infelizmente, Tatiana conta que nem todo mundo compreende o caráter despretensioso das produções. "Algumas pessoas ainda não entenderam que estamos apenas conversando sobre livros e nos procuram com aquele discurso de ‘Quem é você para dizer que tal livro é ruim?’ ou ‘Você não tem propriedade para falar de tal autor’. Mas a gente ignora e segue em frente", afirma. Quer saber mais? Veja em: www.youtube.com/user/tatianagfeltrin

Protesto drástico

Proprietário de carro adquirido em uma concessionária de Londrina resolveu protestar de forma drástica contra os serviços da empresa, que fica perto do Ginásio de Esportes Moringão. Segundo um morador das redondezas, há seis meses o condutor simplesmente abandonou o veículo, novo em folha, em frente da loja. Dentro do carro, cartazes expõem o motivo da revolta: "Este veículo tem problemas que a agência não resolve", avisa o comprador. A coluna tentou conversar ontem com os responsáveis pela concessionária, mas o telefone da empresa estava desativado. Um comunicado fixado na fachada do imóvel informa que a concessionária está realizando somente serviços de manutenção e que em breve voltará a oferecer atendimento comercial, sob nova direção.

Vejamos o lado positivo

Curitiba teve apenas 116 dias de sol em 2013 (32% do ano) segundo estatísticas do site Sunny Days Brasil, serviço turístico lançado recentemente pela Embratur -- veja matéria ao lado. A página na internet (http://sunnydaysbrasil.com/) permite consultar quantos dias de sol os moradores tiveram em inúmeras cidades do Brasil e do mundo. Mas para alguma coisa o tempo nublado deve servir, não é mesmo? Na opinião do leitor Marcos Weber, há menor gasto de água e menos doenças de pele provocadas pelo sol. E você, o que acha? Quais são as vantagens dos dias encobertos?

Publicidade

Metodologia

A pergunta que fica é a seguinte: com a instabilidade climática em Curitiba, onde faz calor, chove e faz frio no mesmo dia, é possível calcular a quantidade de sol por aqui? Segundo a assessoria de imprensa da Embratur, as estatísticas foram feitas com base em informações coletadas em vários sites de previsão do tempo, do Brasil e do exterior, e levam em consideração as condições climáticas predominantes no dia. A Embratur explica que o objetivo da plataforma é atrair o turista estrangeiro para o Brasil, convidando-o a viver dias ensolarados no nosso país. Talvez em Fortaleza...