Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Denúncia

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

Leitora atenta registrou, na última quarta-feira, infração cometida pelo condutor de um carro da Polícia Militar. O veículo estava estacionado na esquina da Rua Brasilino Moura com a Deputado Wanderley Junior (em frente ao imóvel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ocultando a visão dos motoristas que precisavam fazer a conversão. "A polícia não deveria ser a primeira a dar o exemplo?", questiona a leitora.

Contaminação

Estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental, aponta que caixas de papelão oferecidas pelos supermercados e sacolas de pano usadas pelos consumidores são mais vulneráveis à contaminação. Em relação às sacolas plásticas, as caixas de papelão apresentaram oito vezes mais bactérias e 12 vezes mais fungos. Já as sacolas de pano possuem risco quatro vezes superior para bactérias e cinco vezes para fungos. O estudo foi feito em supermercados da cidade de São Paulo.

* * * *

Conversa afiada

O presente surpresa

Há 10 anos, o laboratorista Cândido Miranda, 55 anos, mantém a mesma rotina no mês de dezembro. Autor de cinco livros de contos, nos dias que antecedem o Natal, ele escolhe três bancos de praça no calçadão da XV de Novembro, próximo à Boca Maldita, e deixa alguns de seus livros, para ver a reação das pessoas. E são as mais surpreendentes, conta, divertindo-se. De longe, observa a curiosidade dos passantes que, desconfiados – e alguns até medrosos –, folheiam e riem ao ler um dos textos. Para sua alegria, todos acabam levando um dos exemplares, sorrateiramente. Em cinco minutos, em torno de 15 livros vão parar em outras mãos.

Como surgiu a ideia?

Sou do interior e não tive muitas oportunidades de acesso à leitura, mas sempre gostei de escrever histórias de vida. Quando vim para Curitiba, em 1993, resolvi transformar a papelada velha e amarelada em livros. E por que não democratizar? Já contei minhas histórias em rádio, na década de 90, mas queria fazer algo diferente. Um dia sentei na Boca Maldita e fingi que tinha esquecido os livros em cima do banco. E foi divertido, ao ver de longe, a expressão de alegria das pessoas.

As pessoas entram em contato com você?

Em cada livro, deixava meu e-mail e recebia as mais diversas mensagens. De agradecimento pelo presente, de desculpas por ter levado o livro, mas principalmente de surpresa pela minha atitude.

Serviço

O e-mail de Cândido Miranda é candido13miranda@hotmail.com

* Colaborou: Aline Peres

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.