| Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) acaba de lançar um aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de facilitar as denúncias de irregularidades trabalhistas. O MPT Pardal está disponível para a plataforma Android. Por ele é possível fazer denúncias sigilosas. Automaticamente, um processo eletrônico de investigação é ativado. O aplicativo leva em conta a localização geográfica do denunciante e encaminha o relato para a mais próxima das 125 unidades do órgão em todo o país. Também é possível enviar uma imagem ou vídeo, acompanhados da descrição da irregularidade, de forma que a denúncia já prossegue acompanhada de algum tipo de prova. O Ministério Público do Trabalho recebeu 3.197 denúncias, no Paraná, somente neste ano. Foram 5.603 em 2014. A ideia é que o MPT Pardal seja usado por órgãos públicos parceiros, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se deparem com irregularidades trabalhistas no dia a dia.

CARREGANDO :)

Bazar Amigos do HC

CARREGANDO :)

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC) organiza nesta quarta-feira (8) e na quinta-feira (9) mais uma edição de seu Super Bazar, em Curitiba. A ação é uma parceria com a organização feminina Wizo. Os recursos arrecadados são para custear os trabalhos da ONG, que financia ações no hospital. Serão vendidas roupas novas e seminovas, masculinas, femininas e infantis, além de calçados, bolsas, acessórios e utensílios para o lar. O pagamento poderá ser feito em dinheiro e também com cartão de débito e crédito. O endereço do evento é Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, no Alto da Glória. O bazar será realizado das 9 às 19 horas. Mais informações pelo telefone (41) 3091-1027.

Prêmio 1

Julho é o último mês para inscrições no Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação. A iniciativa é do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, que busca premiar inovações no meio educacional, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio (Regular e Técnico Profissionalizante), Educação Superior e Cursos Livres. Inscrições e mais informações pelo site www.sinepepr.org.br.

Publicidade

Prêmio 2

Também estão abertas as inscrições para o Programa Impulsiona, que busca projetos interessados em propor soluções inovadoras nas empresas Renault, Belgo Bekaert, Grupo Enel e Label Group AM. Cada um dos quatro participantes lançou um desafio – sempre em uma área da administração em que precisa melhorar. As melhores propostas ganham uma oportunidade de negócio com as empresas. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná. Os projetos devem ser enviados até 31 de julho por meio da plataforma www.inovemaispr.com.br/impulsiona.

Novela do Bacacheri

A situação da Rua Lodovico Geronazzo, no Bacacheri, já virou novela na coluna. Em 28 de março foi publicada a reclamação de Dario Evangelista sobre a (falta de) qualidade no asfalto do local. Na ocasião, a prefeitura de Curitiba informou que a empresa responsável pela obra havia sido notificada. Pois agora o mesmo leitor voltou a entrar em contato com o jornal e informou que a situação no local continua a mesma. O Executivo municipal afirmou que a empresa contratada chegou a fazer obras na rua após a notificação, mas que a prefeitura não aceitou o serviço entregue. Foi emitida uma segunda notificação, que vence em dez dias. Se a situação não melhorar, o órgão promete tomar “medidas judiciais para o cumprimento do que foi previsto no contrato”.

Congresso de Educação Católica

Curitiba recebe, entre os dias 15 e 18 de julho, o 3.° Congresso Nacional de Educação Católica. Com sede na PUCPR, o evento está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (10). O objetivo é discutir os papéis da escola, da Igreja Católica, dos alunos e dos professores, bem como estudar metodologias que estimulem a criatividade do aluno no processo educacional. A iniciativa é da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). A programação completa e a inscrição estão no site http://anec.org.br/congresso.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.