Quem vive o mundo paralelo do Facebook com certeza ouviu falar do desafio do balde a gigantesca campanha que tornou visível, no mundo, a doença chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA). O esquema é o seguinte: para aderir à causa você pode doar 100 dólares para uma organização americana de assistência a quem tem a doença ou jogar um balde de água com gelo na sua cabeça, publicando o vídeo nas redes sociais (o objetivo é que o gesto dê publicidade à campanha). Mais de US$ 100 milhões já foram arrecadados no planeta com a "brincadeira", que ganhou a adesão de astros de Hollywood e do dono do Facebook. Mas um chaveiro de Londrina quis ir além e ajudar uma instituição mais próxima. Desafiado por um amigo, Carlos Alberto Santos, de 26 anos (foto), despejou dois baldes de gelo na cabeça e na sequência pediu apoio ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL).
Viral
No vídeo, de 1 minuto e 40 segundos, ele constata após o banho de água fria: "É só isso aqui? Quero ver quem tem coragem de ir ao Hospital do Câncer e fazer uma doação no carnê, de R$ 15 por mês. Um balde de água gelada na cabeça não é nada". Em menos de uma semana, o desafio em favor do HCL passou a marca dos 166 mil compartilhamentos, tornando o vídeo um viral que passou a rodar país e mundo afora. "Gente do país inteiro começou a me perguntar e deixar recado sobre como fazer para doar. Foi impressionante", conta Santos. Na manhã seguinte ao vídeo, 193 pessoas entraram no site do hospital para se inscrever na campanha "Existe Luz no Fim do Túnel" que permite doação pela conta de luz, em espécie ou carnês.
Em boa hora
Uma projeção feita pelo HCL aponta que o vídeo já garantiu, até o fim do ano, pelo menos R$ 60 mil no orçamento do hospital. Daqui a um mês, o HCL abre uma nova ala de cirurgias para crianças com câncer e o dinheiro de voluntários nunca foi tão necessário. Quase 90% dos atendimentos são para pacientes do SUS 25% do orçamento vêm de campanhas e iniciativas de pessoas comuns e de empresas da cidade.
Frutas da estação
É sempre bom saber as estações das frutas, verduras e dos legumes, pois nesses períodos a tendência é achar produtos com mais qualidade e preço mais baixo. Setembro, por exemplo, é mês de safra de jabuticaba, laranja, mamão Formosa, mamão Hawaii, morango e tangerina murcote. Também de chuchu, mandioquinha e pimentão. Boas compras!
Jovem Consumidor
Hoje é o último dia de inscrições para o curso de Direitos do Consumidor destinado a jovens, promovido pelo Procon-PR. No total, há 100 vagas. A inscrição deve ser feita diretamente pelo link "Curso para Jovem Consumidor", no site www.procon.pr.gov.br. As aulas são gratuitas e ofertadas pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor via internet. O acesso ao conteúdo será feito por meio de login e senha, que serão encaminhados ao e-mail informado pelo aluno.
Feira de profissões
Se você está na idade de decidir a profissão, mas ainda tem muitas dúvidas, poderá tirá-las na semana que vem, durante a feira de cursos e profissões da PUCPR. O Planeta PUC acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no ginásio de esportes do câmpus Curitiba (Rua Imaculada Conceição, 1.155).
Colaborou: Marcelo Frazão
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.