Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
entrelinhas

Dia de prevenção à fibrose cística

É neste sábado (5) o Dia Nacional de Conscientização da Fibrose Cística. O objetivo da data é alertar para esta doença, ainda pouco conhecida da população em geral, mas que pode atingir um em cada três mil indivíduos, entre as pessoas brancas. Entre os negros (um para 17 mil) e orientais (um para 90 mil) a doença é mais rara, mas pode existir. De origem genética, a fibrose cria um desequilíbrio entre íons e água nas células. Na prática, com menos água e mais sal, são produzidas secreções mais consistentes, que podem acarretar problemas respiratórios, no pâncreas, intestinos, nas glândulas sudoríparas e até no sistema reprodutor. O exame mais indicado para detecção é o teste do suor. Com tratamento adequado, quem tem a doença pode viver normalmente.

IPTU em Braille

O IPTU de Curitiba pode ganhar sua versão em Braille. O projeto de lei começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em agosto. A justificativa é possibilitar o acesso de contribuintes cegos e deficientes visuais ao conteúdo descritivo do imposto. Pelo texto protocolado, a versão em Braille só seria entregue àqueles interessados, que teriam que fazer um cadastro no site da prefeitura. O texto está na procuradoria jurídica da CMC e, de lá, segue para as comissões da Câmara. A iniciativa é do vereador Zé Maria (PPS), presidente da Comissão de Acessibilidade.

Universo contado

Na próxima quarta-feira (9), o Instituto Pró-Cidadania vai apresentar 13 cases de projetos sociais que apoiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. É o projeto Universo Contado, que traz as entidades ruenidas no Parceria Nota 10. Vai ser no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, das 8h30 às 17 h. A programação inclui a apresentação da peça teatral “Sherazade e as mil e uma coisas para contar” e um bate papo com a escritora Luci Collin. Inscrições podem ser feitas pelo email cmatias@ipcc.org.br.

Encontro de astronomia

Começa nessa sexta-feira (5) o 12º Encontro Paranaense de Astronomia. Este ano, quem recebe o evento é a cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Na programação, palestras e debates sobre temas como trajes espaciais, eclipse total da Lua e os desafios da astronomia amadora em meio à poluição luminosa. Vai ser no Centro Social Vicentino (Rua Júlio de Castilho, 1.190). A inscrição custa R$ 20. Mais informações pelo site http://epast2015.simplesite.com ou pelo telefone (42) 9983-6730.

“Shot solidário”

O Dot Club, casa noturna no bairro Batel, fechou o mês de agosto com mais de quatro mil peças de roupas arrecadadas. A quantia é resultado do projeto Shot Solidário. As peças foram doadas para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.