Há dez anos a Companhia das Obras (CdO) lançou o Dia da Coleta Nacional de Alimentos no Brasil. A ação cresceu, e ganhou até uma ONG própria para cuidar deste gesto - a Donum. Hoje, centenas de toneladas são coletadas anualmente. Para 2015, a data escolhida é o próximo sábado (7). Na região de Curitiba, as doações serão feitas nos supermercados Walmart (unidades Cabral, Arthur Bernardes e Torres) e Carrefour (Champagnat, Marechal Floriano e Pinhais). O gesto é simples. Voluntários ficam a postos, nos próprios supermercados, e solicitam aos clientes que doem alimentos não perecíveis. A compra pode ser feita no próprio local ou onde for da preferência de quem vai ajudar. Só em 2014, o projeto arrecadou 106 toneladas, distribuídas a 1.033 entidades de todo o Brasil. Mais informações pela página do Facebook.
Igreja para todos
A Diocese de Paranaguá, com o intuito de promover a inclusão dos surdos e deficientes auditivos nas celebrações litúrgicas, está implantando a Pastoral do Surdo. O movimento, que era um sonho da jovem Bruna Pivato, começou suas atividades alguns dias depois da morte dela. No domingo (01), a tarde será de atividades para os interessados em participar desse movimento, com palestras sobre catequese, vocação e espiritualidade, a partir das 14h. No final da tarde, o padre Wilson Czaia, que é surdo, vai atender confissões e celebrar uma missa por volta das 19h30, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário.
Ópera iniciante
Desde setembro deste ano, 31 jovens – com idades entre 16 e 35 anos – se reúnem semanalmente no Solar do Barão, em Curitiba, para desenvolver uma nova paixão: a ópera. Além das técnicas musicais e de performance ligadas ao canto lírico, as aulas buscam iniciar os alunos no mundo das óperas. Por isso a restrição à faixa etária. A ideia é ter pessoas jovens como multiplicadoras da arte. Cada aluno recebe lições individuais sobre canto, performance, expressão corporal. Além de acompanhamento com profissionais ligados à voz e à interpretação, como uma fonoaudióloga. A orientação é do tenor Ivan Moraes, que é membro da Camerata Antiqua de Curitiba desde 1994. As inscrições serão abertas novamente em 2016. O Solar do Barão fica na Rua Carlos Cavalcanti, 533.
Unicanto
A cidade de Londrina recebe o 21.º Festival Unicanto de Corais. São 24 corais. Entre eles, convidados da Alemanha, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Além de vários grupos paranaenses. A programação começa nesta terça-feira (3) e vai até sábado (7). A abertura será com a Orquestra Sinfônica e Coro de Bremen. O Coral Unicanto, que organiza o festival, existe há 30 anos e já representou o Brasil em concertos na Holanda e Alemanha. O festival ganhou até selo comemorativo (foto), dos Correios. Mais informações pelo site http://festivalunicanto.blogspot.com.br/.
Literatura para crianças
Quem disse que criança só gosta de ver imagem? Muitas vezes os pequenos gostam de ler, mesmo, de ouvir histórias com mais explicações do que apenas uma frase para cada capítulo. Foi neste espírito que o projeto Make Believe resolveu adaptar clássicos da literatura para o público infantil. Os textos não são tão curtos, mas a linguagem é simplificada e momentos trágicos são tratados com delicadeza. Oliver Twist, Moby Dick, Frankenstein e Romeu & Julieta foram os clássicos escolhidos pelo projeto, que disponibilizou os livros em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Os livros estão à venda em formato e-book, na Amazon. A lista pode ser encontrada no site http://bit.ly/1S9vaPh .
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora