Curitiba recebe no mês de outubro a sétima edição do Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. Com palestras, painéis e workshops, o congresso é voltado para famílias, profissionais da saúde e pessoas com síndrome de Down. O foco da edição é a autonomia das pessoas que têm a síndrome, como sua inclusão no ambiente escolar e no mercado de trabalho. A promoção é da Associação Reviver Down, em parceria com o ambulatório da síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR, que é o primeiro do Brasil e da América Latina nesta temática. O congresso é de 15 a 17 de outubro, no Centro de Eventos Expo Unimed. Mais informações pelo site www.down2015.com.br.abre.
Sobrevivente do Holocausto
Aos 87 anos, o escritor Michael Stivelman segue firme e forte na luta por manter viva a memória do holocausto. Ele é um dos poucos sobreviventes do massacre da ravina de Babi Yar, que tirou a vida de 100 mil pessoas na Ucrânia, em 1941. Muitos eram judeus. Nesta quinta-feira (27), Stivelman vem a Curitiba para conhecer o Museu do Holocausto. À noite, ele profere uma palestra sobre a sua história, na Universidade Positivo, câmpus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300). Vai ser a partir das 19h, no auditório do bloco bege. Mais informações pelo email contato@museudoholocausto.org.br.
Camiseta autografada
Único brasileiro a vencer o Tour de France, o ciclista Mauro Ribeiro terá uma de suas camisas sorteada pela Federação Paranaense de Ciclismo (FPC). Para concorrer, basta comprar um bilhete com valor mínimo de R$ 25. O dinheiro vai ajudar o ciclista curitibano Rieck Wendryll Borges, que sofreu um acidente durante a 8ª Volta de Brusque, no dia 16. O atleta pode perder os movimentos dos membros inferiores, mas têm chance de recuperação, caso passe por um tratamento especial. Para ajudar, acesse o site da campanha, em http://bit.ly/campanharieck.
Seproc na rua
“Desculpe, senhor, o seu CPF não foi aprovado.” Ninguém quer ouvir esta frase na hora de fazer uma compra. Por isso, melhor descobrir se o seu nome está “sujo na praça” antes do imprevisto. Em Curitiba, será possível consultar o banco de dados do Seproc e SCPC na Praça Rui Barbosa, nesta quinta-feira (27), e verificar se há alguma pendência financeira em seu nome. Uma van da Fomento Paraná estará ao lado da Rua da Cidadania da praça. A iniciativa é uma parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP).
Ronald no hospital (foto)
As crianças em tratamento de câncer no Hospital Erasto Gaertner recebem uma visita especial, nesta quinta-feira. Ronald McDonald, mascote da rede de fast food com seu sobrenome, fará um show sobre “hábitos saudáveis”. Com músicas, mágicas e brincadeiras, Ronald vai falar sobre o respeito ao próximo e ao meio ambiente, além dos hábitos de leitura, alimentação saudável e prática esportiva. O show é exclusivo para pacientes e o objetivo é divulgar o McDia Feliz, que ocorre no próximo sábado (29). Neste dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac será revertida para instituições que trabalham com crianças e adolescentes com câncer. Na foto acima, a visita de Ronald, em 2014.
Doação de livros
Os funcionários da Coca-Cola Femsa, em Curitiba, fizeram um mutirão para doar 100 livros para o Portal do Futuro do Cajuru, Zona Leste de Curitiba. A campanha foi promovida em julho, nas instalações da própria fábrica. O portal foi escolhido por ser vizinho da Femsa, no Uberaba. Os livros doados são todos de literatura, e podem ser emprestados, com cadastro no Portal do Futuro.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate