Usuário das linhas de ônibus Pinheirinho e Santa Cândida/Capão Raso está indignado com os assédios cometidos contra mulheres pelos chamados "encoxadores". "Foram várias as vezes em que vi homens se aproveitando do empurra-empurra no busão para se aproximar e encostar em mulheres. Só nesta semana, em cinco viagens que fiz, presenciei dois casos", desabafa. Ele conta que, na segunda-feira de manhã, mesmo com espaço suficiente no restante do ônibus, um homem fez questão de se posicionar estrategicamente atrás de uma passageira. No ponto final, já fora do ônibus, o passageiro indignado tomou coragem e abordou o sujeito. "Você tem mãe? Filha? Por que se aproveita das mulheres no ônibus? O que acha de darmos uma passada na polícia?", disparou. Pego de surpresa, o "encoxador" resmungou e saiu correndo. Esse pelo menos vai pensar duas vezes antes de assediar novamente uma mulher no transporte público!
"Cansei"
Ontem o passageiro presenciou outro caso de abuso no ônibus: um sujeito parou atrás de uma moça concentrada em uma leitura, que não notou a situação. O usuário decidiu alertar a usuária e pediu para que ela fosse mais para frente. Ele não sabe dizer se essa é a melhor forma de agir ou se as atitudes fizeram com que ele próprio se colocasse em risco. A única coisa que tem certeza é de que cansou de presenciar esses episódios e ficar calado. "Não é isso que quero para minha mulher, para minha mãe, para minha filha, para minhas amigas...", afirma.
Chegou!
Luis Henrique Sciamanna/ Gazeta do Povo
Quem anda a pé pela região central de Curitiba finalmente vai conseguir atravessar sem medo a faixa que existe em frente da Praça Garibaldi (foto). Já que os motoristas nunca davam preferência aos pedestres, a prefeitura instalou um semáforo no local. A sinalização havia sido prometida pela secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, após a região ter sido apontada por leitores da coluna como uma das mais "não amigáveis" aos pedestres.
Mentirinha
Nesta terça-feira, Dia da Mentira, a página do Shopping Palladium no Facebook pregou uma peça nos clientes. Um dos posts informava que em breve os frequentadores contariam com a primeira Praça de Alimentação inteligente do mundo, na qual drones levariam as bandejas sujas até as lixeiras. Ao final do dia, o shopping revelou que o serviço ainda não existe e que o consumidor pode continuar colaborando com a limpeza, levando ele mesmo sua bandeja até o local adequado. A ação foi elaborada pela Master Roma Waiteman.
Festival de ideias
Escolas particulares de Curitiba, como o Colégio Positivo, o Marista Paranaense e o Marista Santa Maria, têm estimulado os estudantes a proporem sugestões para melhorar a qualidade de vida na cidade. As propostas serão enviadas para o Festival de Ideias, uma das novidades da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras deste ano (CICI 2014), evento que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de maio, no pequeno auditório do Teatro Positivo. Qualquer pessoa pode se inscrever no Festival de Ideias; basta acessar www.cici2014.com. A CICI está em sua terceira edição e é promovida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, pela Universidade Positivo e pela prefeitura de Curitiba.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Donald Trump desbanca Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA
O segundo mandato de Trump e o acerto de contas com a diplomacia lulopetista
Bolsonaro comemora vitória de Trump e diz esperar que o Brasil siga o mesmo caminho
Mercado aposta em alta mais forte dos juros; o que influencia a decisão do BC
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião