Frequentador assíduo do Jardim Botânico, em Curitiba, o leitor Elton Serafim relata que tem causado estranheza o fato de o espaço Krajcberg estar fechado. Uma placa informa que o local permanecerá dessa forma “até que haja a decisão judicial sobre um questionamento formalizado pelo artista plástico que dá nome ao local”. O espaço foi criado em 2003 para abrigar 110 esculturas em madeira do polonês radicado no Brasil Frans Krajcberg. Dois anos depois, o artista começou a reclamar da falta de cuidado com a obra e entrou numa briga com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que culminou, em 2010, com a transferência do material para Nova Viçosa, na Bahia, onde Karjcberg mora, após liminar judicial. Ao vencer o prazo para o restauro, em 2012, Krajcberg requisitou pagamento pelo trabalho; a prefeitura alega que ele o fez por conta própria. De 2012 para cá, tramita outro processo, em que o escultor exige a remuneração. Em nota, a FCC explica que “aguarda decisão judicial para elaborar projetos visando a intervenção no espaço, a fim de abrigar as obras restauradas.
Confusão no Inter 2
A estação-tubo Centro Cívico - em frente ao Tribunal de Contas, em Curitiba - permaneceu fechada durante o protesto dos professores da última quarta-feira (25). A medida é corriqueira, e foi tomada porque os veículos do transporte coletivo não podiam transitar pelo local. Ocorre que após a liberação, por volta das 18h30, os ônibus demoraram para voltar a passar por ali, em especial o ligeirinho Inter 2, que ficou mais de uma hora sem parar no tubo no sentido Campina do Siqueira, segundo informações de leitores. Revoltados, os passageiros começaram a desmarcar compromissos e questionaram a cobradora, que, pelo celular, confirmou que os motoristas já tinham a informação de que poderiam retornar ao trajeto normal. Segundo a Urbs, o intervalo ocorreu pelo fato de que os ônibus já tinham feito o desvio e passado do Centro Cívico quando veio a orientação, e eles não poderiam voltar.
Cinema
Na noite desta sexta-feira (27), a Livraria da Vila sedia um debate sobre cinema entre o jornalista Marden Machado e a psicóloga Maria Marta Ferreira. No embalo do Oscar, Machado deve comentar os bastidores do cinema e suas impressões sobre o estado da sétima arte. Já Maria Marta fala sobre como os relacionamentos pessoais surgem nos filmes. A livraria fica no Shopping Pátio Batel, na Rua Bruno Filgueira, 850, em Curitiba. O debate será a partir das 19h30.
Horários de Itaipu
Com o fim do horário de verão, no último domingo (22), as atrações turísticas de Itaipu alteram sua programação. A iluminação da barragem começa uma hora mais cedo, às 20 horas. O Polo Astronômico se estende até as 18h30 nas sextas-feiras e sábados. Já o passeio do barco Kattamaram terá saídas às 11h, 12h30, 15h e 17h30. Nas sextas e sábados há uma opção às 21h30. Ingressos antecipados e mais informações pelo telefone 0800-645-4645 ou no site www.turismoitaipu.com.br.
Costurando o futuro
Na manhã desta sexta-feira (27), a Fundação Volkswagen lança a terceira etapa do projeto Costurando o Futuro, que capacita mulheres do entorno da fábrica da montadora, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo, 90 mulheres fazem aulas de corte e costura; o material utilizado são as sobras de tecido automotivo e uniformes de funcionários da fábrica. A partir de agora, o grupo terá uma formação em empreendedorismo, para criar uma rede de costureiras e dar sustentabilidade financeira ao projeto.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora