Uma substância presente no veneno de algumas cobras é capaz de impedir o surgimento de metástases, tumores secundários formados pela migração de células cancerosas. A pesquisa foi desenvolvida pela professora Thereza Christina Barja-Fidalgo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Thereza Christina e uma equipe de cientistas comprovaram que proteínas isoladas do veneno de serpentes como a jararaca, as desintegrinas, reduzem a capacidade de ativação e de migração das células de um tipo de melanoma, altamente metastásico em camundongos. Os pesquisadores concluíram que a ação das desintegrinas diminui as chances de formação de novos tumores, além de reduzir a atividade das células do melanoma, inibindo o crescimento acelerado do tumor.
Perigo! Não tem registro!
Começa hoje a quarta edição da Robocup, promovida pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). No evento, que reúne 54 equipes de alunos do primeiro ano do curso de Sistemas de Informação, robôs competem entre si. Cada um deles transporta uma bexiga e é equipado com uma arma controlada por um microprocessador. O vencedor será aquele que mantiver sua bexiga intacta e destruir a de seu oponente. A disputa prossegue até sexta-feira no câmpus da Avenida Lins de Vasconcelos, 1222, no bairro da Aclimação, em São Paulo. Informações: (11) 3385-8000.
Sempre alerta 1
Estudos apontam que o consumo moderado de café pode fazer bem ao cérebro, pois a cafeína estimula o sistema normal de vigília com a elevação da atividade dos neurônios, aumentando a atenção, a concentração e a memória. Ou seja, o café melhora a atividade intelectual. Segundo a nutricionista Gisele Gomes, da Risa Refeições Empresariais, o processo de torrefação acentua os efeitos benéficos da bebida. "Existem vários outros alimentos que são fonte de cafeína, como o chocolate e os chás, mas o café é o único que passa pela torrefação. Isso favorece o desenvolvimento de inúmeras substâncias antioxidantes, que protegem a célula contra dano oxidativo", explica a nutricionista.
Sempre alerta 2
Porém, apesar de todos esses benefícios, é preciso ter cautela: o limite recomendado é de quatro xícaras (100 ml) por dia. O excesso pode levar a sérias conseqüências, como ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia, dor de cabeça, irritação gástrica, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Também não é recomendado consumir a bebida logo após as principais refeições, pois ele contém substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes.
Mau humor
Uma senhora, que pega quase todos os dias a mesma linha de ônibus, tem "aterrorizado" os passageiros e também os motoristas. Mas essa semana, ela entrou quieta no ônibus, os passageiros pensaram "ufa!" hoje não vai ter encrenca com ninguém. Ao descer no ponto de sempre a senhora atravessou a rua fora da faixa, no meio dos carros e das motos, obrigando todo mundo a parar e esperar ela passar. A senhora já é conhecida dos passageiros por suas encrencas. O que não ninguém sabe dizer, porém, é o motivo do mau humor crônico.
Sigilo quebrado
Um leitor cobra da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) mais segurança na entrega de correspondências na região da Rua Buenos Aires, nas imediaçõpes da Arena da Baixada. Ele conta que recebeu recentemente um envelope violado.
SOS
Portadora de leucemia, a menina Giovana Nardin Wuicik, de 5 anos, precisa urgentemente de doadores de sangue de qualquer tipo. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 8 às 19 horas, no Hemobanco, Rua Capitão Souza Franco, 291, em Curitiba. O telefone é (41) 3023-5545.
* * * * * *
Nasceram nesta data o ator Charles Bronson (19212003), o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (19351997), o humorista Reinaldo Batista Figueiredo (1952), a apresentadora Luciana Gimenez (1970) e a criminosa Suzane Louise von Richthofen (1983).
*** Comemoram-se hoje o Dia do Guarda Florestal, Dia do Direito de Voto para Mulheres no Brasil, o Dia Internacional do Homem e o Dia do Cabeleireiro e do Barbeiro.
*** "O brasileiro não faz história, ele é um espectador." (Raul Seixas)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora