Escolher um curso para prestar vestibular é das decisões mais difíceis que um jovem precisa tomar. Para tentar orientar os futuros vestibulandos nessa trajetória, a PUCPR promove a Feira de Cursos e Profissões nesta semana. Além dos tradicionais estandes, nos quais alunos e professores da universidade esclarecem as dúvidas sobre os mais de 50 cursos de graduação ofertados, a edição deste ano será cheia de aparatos tecnológicos. Os alunos de Jogos Digitais, por exemplo, vão desenvolver um game colaborativo ao longo da feira. Quem passar por lá pode dar ideias para a trilha sonora, o desenvolvimento de personagens, cenário etc. Já o curso de Medicina fará um minicurso de ressuscitação cardiorrespiratória utilizando manequins. A Engenharia fará a tradicional guerra de robôs, e a Filosofia vai participar com o “Túnel da Filosofia”, em que os visitantes vão conhecer as ideias de teóricos de cada período histórico. Os alunos de Fisioterapia farão avaliação de postura e da pele facial, além de oferecer sessões de auriculoterapia (ramo da acupuntura).
Inscrição
É possível se inscrever na hora, de forma gratuita, para participar do evento. Mas a universidade orienta que os visitantes façam um pré-cadastro no site www.pucpr.br/planetapuc. Outra atração no dia será o tour pelo campus, visita guiada por carro elétrico para conhecer as instalações em Curitiba, no Prado Velho. A feira vai de quinta (13) até sábado (15). Durante a semana, o horário é das 8 às 21 horas; no sábado, das 8 às 16 horas.
UFPR também tem feira
Também vem aí a Feira de Cursos e Profissões da UFPR. Será na próxima semana, entre 20 e 23 de agosto, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1.225). Estão programadas sessões de bate-papo com formandos de Psicologia sobre orientação vocacional, com duração de uma hora e com 20 vagas cada. As inscrições para as conversas devem ser feitas previamente pelo site www.feiradecursos.ufpr.br. A participação é gratuita. A programação vai das 9 às 18 horas, entre os dias 20 e 22; e das 9 às 16 horas, no dia 23.
Evinci
Ainda no papo universitário, a UniBrasil está com inscrições abertas para o Evento de Iniciação Científica (Evinci). É o momento em que alunos da graduação podem apresentar suas pesquisas à comunidade, como uma forma de retorno, além de ser um ensaio para a vida acadêmica futura. As inscrições de trabalhos – apenas para alunos do centro universitário – vão até 1º de setembro. Já a programação do Evinci é aberta para toda a comunidade e ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro. Mais informações pelo www.unibrasil.com.br.
Fórum PCD
O Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba (FPcD) realiza nesta terça-feira (11) sua reunião mensal. Será no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), na Avenida Vicente Machado, 84, a partir das 13h30. Mais informações pelo comunicacao@fpcdctba.org.
Neoplasia de pulmão
Chefe do grupo de cirurgia torácica do Hospital do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês, o médico Riad Younes estará em Curitiba nesta quinta-feira (13) para uma palestra. O curso é sobre as novas técnicas cirúrgicas e tratamento da neoplasia do pulmão. A organização é do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC). As inscrições devem ser confirmadas até esta segunda-feira (10) pelo telefone (41) 3029-4038. A palestra ocorre na sede do IHOC, na Rua Fagundes Varela, 1.785, no Jardim Social.
Liderança
Curitiba recebe nesta terça-feira (11) um fórum internacional sobre liderança. O 1º Leadership Forum Isae vai reunir grandes nomes do mercado, como a norte-americana Jeanie Fay-Snow, coach do Google; e Gregg Glover, vice-diretor de admissões na Escola de Educação de Harvard. As inscrições custam a partir de R$ 850. O fórum será nesta terça, a partir das 18 horas, na sede do Isae (Avenida Visconde de Guarapuava, 2.943). Mais informações no site www.forumparalideres.com.br ou pelo telefone (41) 3388-7800.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião