• Carregando...
 | Marcelo Elias
| Foto: Marcelo Elias

Santa Felicidade, a mártir dos primeiros anos da Cristandade, agora empresta seu nome a uma igreja de Curitiba. A paróquia não podia ser mais apropriada: Santa Felicidade. A Cúria autorizou a alteração do nome da igreja matriz do bairro, que se chamava São José e agora cresceu para São José e Santa Felicidade. Felicidade também era o nome de uma senhora de origem portuguesa e sobrenome Borges, que era proprietária de terras e teria cedido um terreno para acomodar os imigrantes italianos recém-chegados. Felicidade, a santa, nasceu e viveu na cidade de Cartago, na África, que na época fazia parte do Império Romano.

Sem passagem 1

A vida do passageiro de ônibus nem sempre é fácil. Além de fugir dos batedores de carteira, situação que já mostramos na coluna, é preciso enfrentar as agruras do trânsito, mesmo nos casos em que há uma via exclusiva para o busão. Quem estava em um biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso sentiu isso na pele na manhã de sexta-feira. Como ainda há obras de desalinhamento de estações ocorrendo, o veículo precisa sair da canaleta e pegar as ruas em determinados trechos. Na Avenida João Gualberto, no bairro Juvevê, ainda há mais obstáculos: sem meio-fio definido em alguns trechos e com estacionamento permitido, os vermelhões precisam de cuidado redobrado para passar.

Sem passagem 2

Não bastasse o aperto na via, existem outros obstáculos pelo caminho. Na sexta-feira, um prédio em construção na Avenida João Gualberto, entre as ruas Manoel Eufrásio e Moysés Marcondes, recebia materiais para a obra e o caminhão que fazia a entrega parou atravessando a rua e bloqueando totalmente o trânsito. Quando viu o ônibus, resolveu entrar na obra, mas não havia espaço suficiente para o caminhão ficar lá dentro sem atrapalhar o tráfego na rua. Carros que tentaram passar por ali tiveram de desviar seu caminho e só depois de um tempinho é que o biarticulado conseguiu desviar e seguir viagem.

Sem passagem 3

Esse mesmo prédio em obras, um edifício comercial de 20 andares, já rendeu outro problema no início da sua construção, em 2011. Um trecho da Avenida João Gualberto deslizou sobre a sua fundação. O acidente formou uma cratera de 6 metros de profundidade e 25 de comprimento e engoliu parte da pista. Não houve feridos, mas o trânsito foi desviado por um bom tempo – quase um mês – e moradores dos prédios vizinhos foram retirados porque houve danos em seus prédios.

Animais no carro

Se você tem cachorro é bom saber que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras para o transporte de animais domésticos dentro dos carros. Segundo o Artigo 252, dirigir o veículo transportando animais à sua esquerda ou entre os braços e as pernas rende multa de R$ 86,13 e quatro pontos na carteira. A legislação não obriga que o animal esteja preso ao cinto de segurança, mas essa precaução é altamente recomendável. Na internet é possível achar um adaptador que prende a coleira ao cinto de segurança. Outra opção é fazer o transporte em caixas (que devem ter um tamanho adequado para que o animal consiga ficar de pé e se virar).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]