Contar a história recente de Curitiba por meio da biografia de Fernando Guimarães, conhecido como "Fernando de Ogum". Esse é o enredo que a escola de samba Acadêmicos da Realeza trará para o carnaval de Curitiba, em 2015. Guimarães se consagrou pelo seu trabalho no terreiro do Pai Maneco, mas a comunidade não quer se restringir somente a esse aspecto da vida de "pai Fernando", morto em 2012. "O enredo vai trazer a Curitiba da década de 1940 até a atual, e o Fernando e sua família tiveram uma grande influência na história da cidade", explica o diretor de carnaval da escola, Márcio Marins. Fernando é filho de Acyr Guimarães, um dos jornalistas mais importantes da história do Paraná, que atuou na Gazeta do Povo nas primeiras décadas do século XX. Vão passar pela avenida temas como o famoso Cassino do Ahú e os campeonatos de turfe. A religião, é claro, também entra na jogada, uma vez que o Pai Maneco é considerado um dos maiores terreiros de umbanda do Sul do país. Os ensaios da Realeza ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 20 horas, no Vasquinho. Fica na Rua Dr. Roberto Barrozo, 1190.
Outras escolas
Atual campeã do grupo A, a elite do carnaval curitibano, a Mocidade Azul traz este ano o enredo "Sinal Azul! Parem o tempo que eu quero enlouquecer", em que fala sobre aproveitar a vida em meio à correria do dia-a-dia. Estreante na primeira divisão carnavalesca, a Imperatriz da Liberdade homenageia as praças curitibanas, com o enredo "A Imperatriz é boa praça". A Embaixadores da Alegria homenageia Xangô com o tema "O Alagin de Oyó". Já a Leões da Mocidade fala sobre a vida e a história dos ciganos.
Ai, que fome!
Com o calor, que não dá trégua nestes dias, o paladar pede drinques refrescantes. A soda italiana é uma boa pedida para amenizar as temperaturas altas. É feita, basicamente, com água com gás e xarope de frutas. Confira onde experimentar o drinque sem álcool em Curitiba:
Bello Café: A cafeteria na rua Comendador Macedo, 371, no Centro, oferece várias opções de sabores, que vão desde romã e menta até de abacaxi e de maçã verde. Todos custam R$ 6,50.
Rause Café + Vinho: A soda italiana é feita com a água gaseificada francesa da marca Perrier no Rause, na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 696, Centro. Há os sabores de maçã verde, blue curaçao, groselha e menta. O copo custa R$ 8.
Criançada no museu
Um grupo de aproximadamente 40 crianças visitou o Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) nesta semana. Alunos de 3 a 13 anos ocuparam as galerias com o objetivo de conhecer a cidade que vivem sob o olhar do artista espanhol Isidro Blasco. Eles visitaram a exposição "Desconstrução da Paisagem", composta de fotografias e vídeos sobre a capital paranaense. Inscritos na colônia de férias da Escola Atuação, os pequenos responderam com textos e desenhos à questão: "como seria a cidade dos seus sonhos?". Pergunta mais do que pertinente a ser feita aos curitibanos do futuro. A exposição fica em cartaz até dia 1.º de fevereiro. Escolas podem agendar visitas por meio do email marilia@iemecomunicacao.com.br ou do telefone (41) 3253-0553. O MuMA fica na Av. República Argentina, 3430.
Adote um animal
Hoje é um bom dia para incluir um novo integrante, felino ou canino, na família. Os protetores do Tomba Latas organizam, a partir das 10 horas, sua primeira campanha de adoção de animais do ano. Estarão presentes bichinhos abandonados que foram recolhidos pela ONG e estão em busca de um novo lar. A ação vai até as 17 horas no Valentyna Pet Store, na Rua Professor Ulisses Vieira, 448, na Vila Izabel, em Curitiba. Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documentos pessoas e comprovante de residência, além de fazer uma doação de ração. Mais informação na página www.facebook.com/tombalatas.
Colaboraram: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo, e Gilson Garrett Jr.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora