Um dos efeitos gerados pela chegada das contas do início do ano, somadas ao período de férias e ao pagamento do 13º salário, são as filas que se formam no Departamento de Trânsito (Detran). Segundo estimativa do órgão, nessa época do ano o movimento aumenta de 30 a 40%, o que gera reclamações. Um leitor conta que ficou mais de uma hora e meia na fila do órgão, para onde terá de retornar em breve para a entrega de documentos.
O Detran diz que o aumento é esperado e que, quando necessário, são realocados funcionários de outros setores para ajudar no atendimento. A orientação é que os usuários fiquem atentos aos serviços que podem ser feitos pela internet (como a emissão da Carteira Nacional de Habilitação definitiva e da segunda via) e que tentem evitar a hora do almoço.
Fila na calçada
Por falar em filas, elas também podem ser vistas com frequência fora das estações-tubo nos horários de maior movimento. Como nem todos os passageiros cabem dentro do tubo, o jeito para muitos é ficar na calçada aguardando pelo ônibus, sujeitos à chuva e ao sol forte. A foto acima, feita por um leitor na Rua Desembargador Westphalen, no centro de Curitiba, mostra a situação no tubo do ligeirinho Bairro Novo.
A Urbs diz que está prevista a ampliação de estações tubo em Curitiba, entre elas as da Avenida Sete de Setembro. Com relação à linha Bairro Novo, o órgão afirma que há estudos para uma estação ser transferida para a Praça Rui Barbosa, além de sua ampliação.
R$ 13 milhões
Serão sorteados hoje pela Mega-Sena. A aposta mínima, com seis números, custa R$ 2 e pode ser efetuada até as 19 horas de hoje (horário de Brasília) .
Festival procura
Quem tem alguma habilidade ou conhecimento especial pode se candidatar para ministrar oficinas no Festival de Inverno da UFPR, que será realizado de 13 a 20 de julho em Antonina. São dezenas de opções de atividades em aberto, em áreas como artes visuais, música, dança, artes cênicas, artesanato e comunicação, voltadas para crianças, jovens e adultos. Mais informações em www.proec.ufpr/festival2013.
* * * * *
"Quem não estima a vida não a merece."
Leonardo da Vinci, artista e estudioso italiano