• Carregando...
 | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

A palmeira da foto acima cresce junto ao poste que suporta a rede elétrica, telefônica e de tevês a cabo. Parece que tenta alcançar e ultrapassar o poste. Mas um outro detalhe chama a atenção na imagem: não há fios demais nesse "entroncamento"? Pode até ser uma suspeita infundada, mas pelo jeito existem "gatos" aí. De energia, que é mais co­­mum, ou de tevê a cabo, coisa mais recente, mas um "mercado" muito promissor. A imagem, em todo caso, é bem interessante.

Você se lembra

A Gazeta publicou no dia 29 de outubro pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) sobre a qualidade das estradas brasileiras, No Paraná, comparando números de 2007 com 2009, a situação melhorou "um pouquinho". Os trechos "ótimos e bons" passaram de:

a) 48% para 49,2%

b) 45% para 52,5%

c) 47% para 49,2%

Se você não lembrou, leia a resposta amanhã.

Portas abertas

Que segurança o cliente de gran­de parte dos bancos tem nos fins de semana, quando precisa sacar dinheiro ou realizar qualquer outra operação nas máquinas de tele-atendimento? No HSBC e na Caixa, por exemplo, aperta-se um botão e a porta abre. O problema é que, se o cliente pode fazer isso, qualquer pessoa, inclusive potenciais ladrões, também pode. Aquele sistema meio fora de moda, de passar o cartão para abrir a porta, era um pouco mais seguro.

Óleo vencido

Quando o pastel sai escurinho da fritadeira, isso não significa necessariamente que ele ficou mais tempo fritando. Ele pode muito bem ter sido frito em óleo "pra lá de vencido". As lancho­netes costumam "filtrar" o óleo em uso, recolhendo os detritos de frituras anteriores com gran­des escumadeiras. Mas o proble­ma é outro. O óleo que foi es­­quen­­tado várias vezes, segundo alguns estudos, podem provocar até câncer. Portanto, pastel só em óleo novo.

Clássico sem briga

Torcedor coxa-branca daqueles fanáticos tem o que considera a solução para acabar com as brigas nos Atletibas. A ideia dele é que, nos jogos com mando do Coritiba, só entrem torcedores "acompanhados". Ou seja, cada coxa-branca deverá levar um amigo rubro-negro. Amigo, que fique bem claro. Nos jogos da Arena, aconteceria o contrário. Como ninguém iria, deliberadamente, colocar um amigo em "fria", o ambiente ficaria automaticamente amistoso. Merece pelo menos um estudo.

Araucária grátis

A primavera chega ao fim mas ainda dá para plantar mudas de árvores. Quem tiver uma área um pouco mais aberta e se interessar por araucárias, um "amigo do pinheiro paranaense" tem entre 15 e 20 mudas de araucária com dois anos para doar. As mudas estão em vasos de garrafas PET, o que garante a "pega" da muda. Claro que precisa regar de vez em quando. O doador pode dar algumas dicas de como conduzir as mudas nos primeiros meses. Informações: heitorhdsouza@bol.com.br.

Ponte estreita

Quem sai do Parque Tingui para acessar a Rua José Casagrande (que sai na Vista Alegre das Mercês) é obrigado a passar por uma ponte que permite a passagem de apenas um carro. Cedo da manhã e nos fins de tarde o trânsito fica muito complicado na região. Mas o problema é muito mais grave quando chove, porque a ponte é baixa e seguidamente o rio transborda. Como a região passa por um boom imobiliário, a prefeitura poderia dar uma atenção maior.

"Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." William Shakespeare, dramaturgo inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]