Falar mal de motorista já virou passatempo para muito pedestre. E não é sem motivo, diga-se. Mas também há pedestres e ciclistas que têm comportamentos dignos de crítica. Quem nunca se irritou com o pedestre que cruza inesperadamente na frente de um carro e ainda é desaforado? Ou com o ciclista que, mesmo estando num veículo, pedala sobre a calçada e abusa da contramão, assustando os desatentos?
Pensando nisso a coluna, a exemplo do que já fez com os condutores, está abrindo uma votação para escolher o tipo de comportamento de pedestre que mais irrita os motoristas. Há seis opções. Para participar basta escrever para entrelinhas@gazetadopovo.com.br, ou votar na nossa página na internet (www.gazetadopovo.com.br/opiniao). O resultado será divulgado no domingo.
Eis as opções: o superconfiante, pedestre que ignora os carros e atravessa a rua como se ela estivesse deserta, obrigando os motoristas a parar ou desviar; o folgado, sujeito que, quando você (espera) que ele atravesse, anda "devagar quase parando"; o indeciso, aquele vai até o meio da rua e volta assustado; o apaixonado, que ouve música o tempo todo, atravessa sem prestar a atenção e só "acorda" quando alguém coloca a mão na buzina; o mal educado, pedestre que fica esperando os carros passarem fora da calçada, faz gestos para apressar os motoristas e abusa dos palavrões; e o bêbado, que dispensa apresentações.
Sorte no azar
Um carro teve um problema mecânico, ficou desgovernado e subiu na calçada na Avenida Cândido Hartmann, ontem de manhã. Ninguém ficou ferido, mas o acidente poderia ter ganhado proporções maiores. O veículo ficou a poucos centímetros de um poste a colisão, certamente, teria ferido os ocupantes. Se o carro não tivesse seguido para a calçada, teria atingindo outros dois que vinham em sentido contrário ou uma mulher que aguardava o ônibus. Se tivesse rodado mais 20 metros, teria batido numa senhora que deixava o filho numa escola infantil. Os anjos da guarda estavam de prontidão ontem.
Eleições na Itália
Hoje é o último dia para cidadãos italianos que moram no Brasil ou pessoas com dupla cidadania votarem nas eleições do Parlamento Italiano. As cédulas foram enviadas pela Embaixada Italiana para as residências dos eleitores no começo de fevereiro. No Paraná e em Santa Catarina, cerca de 50 mil pessoas podem votar.
Não era pra ter subido?
R$ 2,699 é o valor do litro da gasolina praticado, ao menos até ontem, pelo Posto Guarani, na BR-277, saída de Curitiba para o interior. O curioso é que antes do aumento da gasolina o litro do combustível estava cerca de R$ 0,10 mais caro no mesmo posto. Claro, ninguém reclama.
Papagaio
Para satisfazer a curiosidade de pessoas que querem acompanhar a rotina de aves ameaçadas de extinção ou para proporcionar informações precisas para pesquisadores, a intimidade de casais de papagaio da cara-roxa está sendo investigada. Câmeras foram instaladas nos ninhos localizados no Litoral do Paraná. As imagens mostram o nascimento dos filhotes, o cuidado dos pais, a interação da família e a saída do ninho. Para conferir os vídeos, basta acessar o blog do projeto: http://papagaiodecararoxa.org.br/?p=265.
* * * * *
Colaborou Katia Brembatti