• Carregando...

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove uma oficina de fotografia para as pessoas com deficiência visual na próxima quarta-feira (15). Para participar, basta ter um celular com câmera. Deficientes visuais parciais ou totais podem se inscrever. A oficina é ministrada pela fotógrafa Juliana Stein, que trabalha com a imagem desde o fim dos anos 1990. O objetivo, segundo ela, é uma troca de olhares. “O deficiente visual não vê como eu vejo, certamente. Mas eu também não vejo como ele vê”, conta ela à publicação da BPP. Processos de produção, linguagem e composição da imagem, além de conteúdo e aspectos formais da fotografia vão ser trabalhados na oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email inscricaobraille@bpp.pr.gov.br.

Um dia no cinema

Ricardo L. Oliveira / Divulgação

E por falar no tema, 150 pessoas ligada ao Instituto dos Cegos do Paraná tiveram uma experiência única, na última semana, no Cinépolis do Pátio Batel. Eles assistiram às peças Um Pato no País das Maluquices e A Corrida de Cangurus, que misturaram história em áudio com efeitos especiais nas poltronas. Entre jovens e adultos, o grupo saiu de lá emocionado. O resultado é que uma próxima sessão já está marcada para 25 de abril, novamente em parceria com o Instituto de Cegos.

Tomada de Montese

Nesta terça (14), a Legião Paranaense do Expedicionário celebra os 70 anos da Tomada de Montese, na Itália. A batalha da Segunda Guerra Mundial teve forte participação de brasileiros e é considerado um dos momentos decisivos para a vitória dos aliados no conflito. A cerimônia terá a participação do comando da 5ª Divisão de Exército e de autoridades civis e militares. Veteranos do conflito participam e serão homenageados. Será ás 10h30, na Praça do Expedicionário, em Curitiba.

Orelhão gratuito

Já pensou em ligar de graça para qualquer fixo a partir de um telefone público? Em Curitiba já é possível. Quem alerta é o leitor atento João R. V. Machado, que acredita que essa é uma forma de a população cuidar melhor dos aparelhos. Machado questionou por que não houve divulgação da medida. A empresa Oi explicou à coluna que a ação ainda está em fase de testes, e que alguns aparelhos estão programados para temporariamente fazer chamadas gratuitas para telefones fixos locais.

Carros na calçada

Célio Borba/Arquivo Pessoal

No Tatuquara, calçada virou estacionamento. O flagra é do leitor Célio Borba, que fez o registro na caçada em frente ao Farol do Saber Dona Pompília, na Rua Ernesto Germano Haneman. Segundo Borba, comerciantes da região deixam os carros por lá o dia inteiro, o que obstrui a passagem de alunos (há uma escola municipal anexa) e de usuários do farol. Após questionamento da coluna, a Prefeitura de Curitiba informou que a Setran fará ações educativas e de orientação aos motoristas da região, sobre o respeito às leis do trânsito. Além disso, o órgão vai aumentar a fiscalização no local.

Bazar Pró-Renal

A Fundação Pró-Renal faz um apelo para a comunidade de Curitiba comparecer ao bazar da instituição, que acontece de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, e das 13h às 17h. É possível comprar roupas, acessórios, eletrodomésticos, móveis por um preço baixo, e ainda ajudar a fundação, que atende mais de 1,3 mil pacientes renais todos os meses. Quem tiver doação, pode levá-la até o local. Consultas odontológicas, serviço social e acompanhamento psicológico estão entre os serviços prestados pelo Pró-Renal aos pacientes. A fundação fica na Av. Vicente Machado, 2190. Mais informações sobre doação pelo telefone (41) 3312-5415 ou pelo email bazar@pro-renal.org.br.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]