Um fato inusitado fez com que o município de Arapoti, no Norte Pioneiro, virasse notícia nesta semana. Um adolescente de 17 anos foi intimado pela Polícia Civil a prestar esclarecimentos sobre o fato de não ter devolvido um livro emprestado em janeiro na Biblioteca Cidadã do município e que teria de ser devolvido em fevereiro. A intimação assustou a família do adolescente, que considerou a atitude extrema. O adolescente foi com os pais até a delegacia e devolveu a obra. A prefeitura divulgou uma nota na qual diz que a funcionária que registrou o Boletim de Ocorrência não comunicou a atitude aos superiores. Ela foi afastada da função e realocada na Secretaria de Administração.
Reclusão e multa
A não devolução de livros pode ser configurada como apropriação indébita. O ato é passível de pena de reclusão de um a quatro anos e multa. "Se o livro não for devolvido, cabe busca e apreensão, além do processo na Justiça", explica o advogado criminalista Angelo Pilatti, de Ponta Grossa. A maioria das bibliotecas, porém, procura outros meios para a devolução das obras. Na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, a taxa de "perdas" é muito pequena, não chega a 1% dos empréstimos. Quando os leitores não devolvem os livros, eles são comunicados via telefone, e-mail e carta, e podem pagar multas.
Amamentação
Comemora-se hoje, 1º de agosto, o Dia Mundial da Amamentação. Além de ajudar a mãe a reduzir o peso após o parto e proteger o recém-nascido de inúmeras doenças, a prática traz benefícios para a saúde bucal da criança. Durante a mamada, o bebê faz exercícios que estimulam o desenvolvimento de músculos e ossos. Como toda criança nasce com a mandíbula (osso onde ficam os dentes inferiores) menor do que a maxila (ossos da arcada dentária superior), a amamentação ajuda a alcançar o equilíbrio. "A má posição da mandíbula pode causar problemas não só na disposição dos dentes, mas na fala e respiração", explica José Henrique de Oliveira, da operadora de assistência odontológica Inpao Dental.
Exploração urbana (foto)
O fotógrafo curitibano Adriano Hultmann, que mora na cidade de Nova York desde 1993, promove hoje o coquetel de abertura da exposição "A arte da decomposição". Será das 18 às 21 horas, no Galpão Thá Cultural, com entrada gratuita. A mostra traz uma série de imagens de lugares abandonados que Hultmann encontrou no estado de NY. Durante sua exploração, ele fotografou de hospícios públicos a pequenas casas em beira de estradas. O Galpão fica na Rua Riachuelo, 110, no Centro. A exposição vai até 18 de agosto, de terça a domingo, entre as 11 e 18 horas.
Agenda social extensa
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, está em todas. Ontem à tarde ele deu uma passada no calçadão da Rua XV para conversar com um grupo de médicos que estava por lá. A categoria promoveu nesta quarta-feira mais um dia de paralisação em protesto contra o programa Mais Médicos. Após conversar com os profissionais, Fruet se aproximou de uma roda de jovens e bateu um papo com eles. O prefeito também estava na Praça Tiradentes durante a retirada para restauração de uma escultura do artista João Turin, na sexta passada.
24 quadros por segundo
"Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos."
As aspas saíram do filme As vantagens de ser invisível, de 2012.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião