Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
entrelinhas

GTA do bem nas escolas

 | Divulgação/ Fundação Volkswagen
(Foto: Divulgação/ Fundação Volkswagen)

No popular jogo de videogame GTA, os jogadores dirigem por uma cidade cometendo crimes, infrações de trânsito, atropelando pessoas. Autópolis é sua versão “do bem”. Nele, é possível desrespeitar as leis do trânsito. Mas o infrator fica sujeito a blitz, radares e advertência dos outros participantes. O objetivo é ensinar todo mundo a andar “na linha”, com base nos princípios da direção defensiva. O game integra o Jogo da Vida em Trânsito, da Fundação Volkswagen. O projeto é voltado para escolas de ensino médio. Os professores recebem orientações para trabalhar o trânsito em sala de aula. O jogo foi premiado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como ferramenta de educação e cidadania. Todo o material do projeto está disponível online, pelo www.jvt.org.br.

Disque solidariedade

Para quem tem móveis, equipamentos elétricos, colchões, roupas, materiais hospitalares sobressalentes em casa, uma opção é doar pelo Disque Solidariedade, da prefeitura de Curitiba. Para doar, basta entrar em contato com a Central 156 pelo telefone ou pelo site www.central156.org.br e agendar uma busca. Outra opção é doar diretamente na sede da Fundação de Assistência Social (FAS), na Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Feira em Curitiba

Você sabe qual a feira mais perto de seu trabalho? E a que acontece perto da sua academia, naquele dia em que a aula de pilates vai até mais tarde? Para facilitar essa busca, a Gazeta do Povo lançou o Guia de Feiras. São mais de cem opções de feiras de rua em Curitiba, de todos os tipos, de orgânica a gastronômica, passando pelas noturnas e de artesanato. Para usar é fácil: basta escolher o tipo de feira pretendido, dia da semana ou digitar seu endereço. Para adentrar o mundo das feiras curitibanas. acesse http://bit.ly/1gulke0.

Jornalistas mirins

Ocorreu na última sexta-feira (31) o 1º Encontro de Jornalistas Mirins. Ao todo, 360 crianças que integram o projeto Extra, extra (jornal on-line produzido pelos estudantes da rede municipal) se reuniram no Parque Barigui. São alunos das última séries da rede pública. Na abertura, o prefeito Gustavo Fruet fez graça com a garotada sobre os 30 anos do título do Coritiba e lembrou que seu pai, o ex-prefeito Maurício Fruet fez sólida carreira nas redações da capital, com passagens pelo Diário da Tarde e pelo Última Hora, entre outros, na década de 1960. Aproveitou a deixa para dizer que conversa com muitos jornalistas – por razões de ofício –, mas que as perguntas mais difíceis vêm das crianças. “Vocês são os repórteres mais educados do país”, brincou Fruet, ao ser fotografado pela meninada. O cartunista Ademir Paixão e o jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo, foram convidados a dividir seus conhecimentos com a turma.

Rainha do carnaval

A Escola de Samba Império Real, da cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, está com inscrições abertas para o cargo de Rainha do Carnaval 2016. Interessadas devem ser do gênero feminino e ter entre 16 e 40 anos. Serão julgados os quesitos simpatia, desenvoltura e espírito carnavalesco. As inscrições vão até 29 de agosto, pelo email falecomaimperio@gmail.com.

Carro elétrico

O ParkShoppingBarigüi conta agora com um espaço para recarga de automóveis elétricos e híbridos. O dispositivo é voltado aos modelos BMW i3 e i8, além de outros compatíveis. A utilização é gratuita para visitantes do shopping. Fica no piso G3 Sul. A recarga completa de um BMW i3 leva três horas, e dá uma autonomia de 160 quilômetros. O shopping fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.